Vila Hortolândia: um bairro com muita história para contar
Antônio de Almeida, 78 anos, mais conhecido como seu Toninho, mora na Vila Hortolândia há 58 anos e ninguém melhor do que um antigo morador para contar um pouco sobre esse bairro de Jundiaí. O bairro, que fica próximo ao Jardim Botânico e ao Horto Florestal, tem uma população de mais de 10 mil habitantes e seu território representa 0,5% de Jundiaí.
Seu Toninho criou a família na região que tem muita história para contar. “58 anos atrás isso aqui era totalmente abandonado. Não tinha rede de esgoto, era fossa; não tinha água encanada, era poço. Não tinha asfalto, era tudo terra. Os ônibus vinham até a Vila Lacerda e era uma dificuldade de locomoção até a cidade. Foi difícil, mas depois foi melhorando. Isso aqui agora é uma maravilha”, lembra seu Toninho com muito carinho pelo bairro.
Seu Toninho veio para Jundiaí em 1963 e mora no bairro desde essa época. Foi lá onde ele casou e criou sua família. “Praticamente conheci minha esposa aqui em Jundiaí. A cerimônia foi feita aqui na igreja da comunidade onde eu frequentava, a comunidade da Juvelândia, e foi para mim motivo de orgulho, ter a minha esposa que me ajuda e muito”, conta.
Seu Toninho também gosta de destacar as coisas boas do bairro. “Aqui nesse bairro tem uma praça, muito boa, pra turma se divertir, jogar, tem uma “coisa” de ginástica, pra pessoa fazer o dia a dia dele, né? E aqui tem o Adoniro Ladera, que é o campo de futebol Aramis Polli, pra turma participar do esporte e tem a comunidade da Hortolândia, que é uma comunidade muito forte, muito grande também”, explica.
O morador da Vila Hortolândia também relembra quando foi campeão pelo bairro. “Fui três vezes vice-campeão pelo Águia Negra, fui uma vez campeão pelo Hortolândia, o que tem aqui são pessoas muito humildes, e é a amizade que a gente tem no bairro”.
(Texto/Imagem: TVTEC)