26 de Setembro é o Dia Nacional dos Surdos
O Dia Nacional dos Surdos é uma data de reflexão a respeito dos direitos e da inclusão das pessoas surdas na sociedade. A data foi oficializada pelo decreto de lei nº 11.796 em 29 de outubro de 2008.
Muitas conquistas já foram alcançadas, como o reconhecimento da Libras como meio legal de comunicação e expressão, a obrigatoriedade do ensino de Libras na formação de professores, a obrigação do ensino bilÃngue para crianças com deficiência auditiva e a obrigatoriedade da presença de um intérprete de Libras nos órgãos públicos. Ainda há muito a se fazer para garantir a total inclusão das pessoas surdas no Brasil, e a data serve para nos lembrar disso e promover o diálogo sobre o assunto.
Por que 26 de setembro?
O dia 26 de setembro foi escolhido para representar a luta da comunidade surda brasileira por ser a data da criação da primeira escola de surdos no Brasil.
Em 26 de setembro de 1857 foi fundado no Rio de Janeiro pelo Imperador Dom Pedro II o Instituto Imperial de Surdos-Mudos. O professor francês Édouard Huet, também surdo, foi convidado a lecionar à s crianças surdas como forma de integrar essas pessoas à sociedade. As aulas eram ministradas em LÃngua de Sinais Francesa, o que resultou em uma forte influência na construção da LÃngua Brasileira de Sinais.
Hoje em dia o local ainda funciona, mas com um novo nome: Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). O INES dedica-se até hoje ao ensino bilÃngue de pessoas surdas no Brasil.
Desde o inÃcio do projeto TVTEC, há 4 anos, a fundação-escola oferece tradução em libras em diversos conteúdos, como em todas as transmissões ao vivo, contado sempre com nossos colegas tradutores Luciano Germano, Rosângela Magoga e Rosângela Toledo.
Informações do site www.libras.com.br.
Ilustração: Luciano Germano
Fotos da TVTEC JundiaÃ