Com sua arte, Dona Helena traz vida aos espaços públicos da Vila Joana
Quando Helena Tavares Coutinho, de 72 anos, não está cantando e tocando violão, está dando vida à s praças de Jundiaà com suas pinturas. Em 2017, a TVTEC fez uma reportagem sobre as intervenções artÃsticas da idosa pelas ruas da região da Ponte São João. As atividades continuaram, inclusive durante a pandemia, quando Dona Helena resolveu dar um colorido especial à uma pequena praça da Vila Joana.
O local ganhou pinturas nos postes, pneus e novas flores, deixando o espaço diferente e os moradores satisfeitos. “A criançada gosta das pinturas coloridas e eu vou continuar fazendo, se eu puder. Algum lugar que Deus colocar no meu coração, eu vou fazer. Quem anda na rua elogia muito o trabalho”, afirma Dona Helena.
Dona Helena conta com a ajuda de amigos e vizinhos em suas pinturas. Quando questionada sobre o motivo de se dedicar tanto, ela diz que a satisfação é pessoal. “Eu sinto e preciso fazer. Já falei muitas vezes que não faria mais, que já passou do tempo, mas continuo fazendo. A motivação vem naturalmente, é um dom que Deus me deu”, explica.
Sempre na companhia do violão, a idosa também anima quem passa pelas ruas. Já vacinada com as duas doses contra a COVID-19, Dona Helena não vê a hora de a pandemia acabar. Enquanto esse dia não chega, ela segue com as pinturas e músicas, dando esperança aos moradores de que dias melhores virão.
(Fonte: TVTEC JundiaÃ/Imagem: Fabiano Maia)