Ensino inovador de Jundiaí proporciona aulas de inglês a partir dos 4 anos
Com a pronúncia na ponta da língua, os alunos da EMEB José Romeiro Pereira, o Geva, cantaram o abecedário em inglês, com ritmo e sem erros. A atividade faz parte das aulas de Língua Inglesa, disciplina que está presente no ensino municipal desde os 4 anos da Escola Inovadora de Jundiaí.
A Língua Inglesa integra a matriz curricular de Jundiaí desde 2018. “A administração pública municipal tem grande importância na educação da criança. Em Jundiaí, o ensino inovador se destaca com as aulas de inglês desde os 4 anos e de italiano para 1 mil crianças. Ensinar outras línguas desde a primeira infância irá impactar no futuro profissional desses alunos”, lembra o prefeito Luiz Fernando Machado.
As aulas de Língua Inglesa com música são as preferidas do aluno Gabriel Moreira de Oliveira, 8 anos. “Eu gosto porque aprendo algumas palavras e é mais divertido. Eu também acho legal quando temos atividades para escrever e ler em inglês”, contou o aluno. A mãe, Ivonete Moreira de Oliveira, conta que o filho sempre conta sobre as aulas quando chega em casa. “Esse contato com a língua será importante para o futuro dele”, afirma.
Para que a aprendizagem de uma língua estrangeira fique mais acessível, os professores trabalham com músicas, atividades que estimulem a experimentação e pesquisa e que envolvam a participação da família. Lilian Mendes Guedes é mãe do aluno Ícaro Mendes Guedes, 10 anos, e conta que apoia e ajuda o filho com as lições de casa. “É bom porque junto com ele eu volto a ter contato com o idioma. Esse contato com o inglês desde pequeno será um diferencial na vida dele”, contou.
Gabriel e Ícaro são alunos da professora Carolina Bizarro, que lembra que a introdução do idioma desde os primeiros anos no currículo já começa a apresentar resultados. “ As crianças do 3º ano, por exemplo, já estão falando bem, cantando e produzindo conteúdo, pois têm contato com o idioma desde a Educação Infantil”.
Dentro da Escola Inovadora, além de inglês desde os 4 anos, aproximadamente 1 mil alunos, de 16 escolas, têm aulas de italiano, ação realizada em parceria com o Consulado Italiano de São Paulo. “O ensino de uma segunda e terceira línguas nos primeiros anos da alfabetização ajudam no desenvolvimento cognitivo dos estudantes. Para contribuir com a assimilação do conteúdo e novos conhecimento, a Escola Inovadora investe na formação dos professores, que estão sempre se atualizando para que possam utilizar diferentes abordagens lúdicas, jogos, músicas e brincadeiras para aprimorar o ensino”, enfatiza a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.