Anvisa aprova inclusão da dose de reforço da Pfizer na bula
A área técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta quarta-feira (24), a inclusão da dose de reforço na bula da vacina da Pfizer (Comirnaty) contra COVID-19.
A administração do imunizante deve ser feita em pessoas maiores de 18 anos após, pelo menos, seis meses do esquema vacinal completo.
O pedido de alteração na bula foi feito pela farmacêutica em setembro.
“Nós vamos fazer uma aprovação condicional dessa utilização da dose de reforço”, disse Gustavo Mendes, gerente de medicamentos da Anvisa.
Em contrapartida, a Anvisa informou que a Pfizer concordou em informar dados adicionais de eficácia, de imunogenicidade (capacidade da vacina de gerar resposta imune) e de segurança da dose de reforço.
“O benefÃcio-risco do uso da terceira dose é positivo a depender do contexto epidemiológico da pandemia no paÃs, tendência de queda da efetividade da vacina, e deve considerar os dados limitados de segurança disponÃveis”, afirmou a Anvisa durante a reunião.
A dose de reforço ficará restrita ao público maior de 18 anos.
“As doses de reforço não são recomendadas para os menores de 18 anos. As evidências disponÃveis no momento apontam que o benefÃcio da dose adicional pode ser pequeno para esse grupo”, afirmou Meiruze Freitas, relatora e responsável pela Segunda Diretoria da Anvisa.
(Fonte: G1/Imagem: Secretaria de Saúde do Paraná)