Tradições de Ano Novo para começar 2022 com o pé direito
Com a chegada de 2022, voltam as tradições de Ano Novo para trazer bons ares, felicidade e sucesso. Pensando nisso, a TVTEC Jundiaà preparou uma lista com algumas tradições e superstições de fim de ano que não podem faltar!
1. Fogos de artifÃcio
No mundo inteiro o Ano Novo começa com muitos fogos de artifÃcio, apitos e gritos de alegria. A tradição, que acreditam ter origem chinesa, é muito antiga e serve para espantar os maus espÃritos e energias negativas.
2. Vestir roupas brancas
As roupas brancas são as que predominam durante o Ano Novo, já que, na cultura ocidental, o branco simboliza paz. No Brasil, esse hábito foi difundido por praticantes do Candomblé e é uma forma de buscar purificação e proteção para o ano seguinte.
3. Pular sete ondas
A tradição de pular sete ondas vem das culturas africanas, sendo uma homenagem à orixá das águas e do mar, Iemanjá. Para realizar a simpatia, a pessoa deve pular sete ondas e, a cada vez, fazer um agradecimento ou pedido para o ano seguinte.
4. Comer lentilha
Acredita-se que o consumo de lentilha na virada do ano traz sorte e boas energias. Na tradição, a pessoa deve subir em um lugar alto e comer sete garfadas de lentilha.
5. Comer uvas
A tradição de comer doze uvas tem origem na Espanha. A simpatia mais comum é comer 12 uvas, uma representando cada mês. Dessa forma, você irá atrair boas energias para o ano seguinte.
6. Resoluções de Ano Novo
A tradição de resoluções de Ano Novo vem dos antigos babilônios, que faziam promessas aos deuses no inÃcio de cada ano. Era comum na Roma e teve paralelos religiosos no inÃcio do Cristianismo e JudaÃsmo, quando adoradores procuravam melhorar a si mesmos todo ano. Hoje o costume é praticado no mundo todo.
(Fonte: TVTEC JundiaÃ/Imagens: Divulgação)