Cultura: UGC promove intervenção sobre arte na Primeira Infância
A Unidade de Gestão de Cultura promove intervenção sobre a arte na Primeira Infância. A reunião do Comitê Ampliado de atenção à Primeira Infância desta segunda-feira (9) contou com a presença de 45 representantes das Unidades de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), de Promoção da Saúde (UGPS) e de Educação (UGE).
O gestor de Cultura, Marcelo Peroni, também participou e apresentou o trabalho desenvolvido pela UGC e sua pesquisa sobre teatro. “A Cultura e a Arte nos ajudam a retomar a nossa capacidade criar, de nos maravilharmos e termos novas leituras sobre a vida. Imagino que os profissionais todos tenham consciência da importância da arte no desenvolvimento infantil. Mas quem não passa pela experiência artística, mesmo ciente do seu valor, não é capaz de aplicá-la, ainda mais se menosprezar a inteligência e a capacidade das crianças dessa idade.”
Os participantes também contribuíram com experiências. A supervisora da UGE Marilsa Zago compartilhou a história de quando, trabalhando repertório de artes plásticas com crianças de quatro anos, conseguiu suscitar suspiros de admiração em um dos alunos na exposição. “Para mim isso é arte, quando a música, a literatura e o teatro nos tocam a ponto de fazer perder o fôlego”.
Já Tamiris de Oliveira, visitadora do programa Criança Feliz, programa do Ministério do Desenvolvimento Social que acompanha o desenvolvimento de crianças em situação de vulnerabilidade, compartilhou o caso de uma das crianças que integram suas visitas. “Um dos domicílios que visitamos tem um cenário problemático, com pessoas com histórico de depressão. O dia em que a atividade integrou musicalidade, a criança respondeu positivamente”, comentou.
Fonte: Prefeitura de Jundiaí