Confira o Abre e Fecha dos serviços municipais durante o Ano Novo
Devido ao ponto facultativo na véspera do dia de Ano Novo, nesta sexta-feira (31), e do feriado nacional do dia de Ano Novo, neste sábado (01), os equipamentos públicos de Jundiaí podem ter seus horários de funcionamento alterados. Confira os detalhes abaixo:
Paço Municipal
O Paço permanece fechado na sexta-feira (31) e reabre na segunda-feira (03), às 8h.
Saúde
As Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Clínica da Família e Novas UBSs, Ambulatórios, CAPS 2, CAPS 3 e o CAPS Infantojuvenil permanecem fechados a partir desta sexta-feira (31) e reabrem na segunda-feira (03). Já o CAPS AD fica aberto 24 horas, apenas para acolhidos.
A Unidade de Pronto-Atendimento (PA) da Ponte São João, que fica na rua Santo Antônio, 191, funciona das 7h às 18h. Já a do bairro Retiro, localizada na rua Maria Lúcia de Almeida, 100, funciona das 7h às 22h (com fechamento do portão às 21h).
As situações de urgência devem ser encaminhadas para o PS do Hospital São Vicente de Paulo (adultos), Hospital Universitário (gestantes, crianças e adolescentes), UPA 24h Vetor Oeste (crianças e adultos) e PA Central (praça Dom Pedro II, Centro), diariamente, 24h.
O PA Exclusivo COVID-19 no Centro de Convivência do Idoso (CCI) (avenida Alexandre Ludke, 780) funciona todos os dias, 12h para atendimento infantil, das 7h às 18h e no PA Exclusivo COVID-19 Hortolândia – Policlínica Hortolândia (avenida Prefeito José Castro Marcondes, 510) o atendimento é adulto, 24h. Na UPA, no espaço exclusivo COVID-19, o atendimento é 24h, diariamente.
O cronograma de vacinação contra a COVID-19 segue conforme divulgado previamente no Calendário de Vacinação até esta quinta-feira (30), sendo retomado na segunda-feira (3).
Mobilidade e Transporte
Nesta sexta-feira (31), as linhas de ônibus circulam com tabela horária de sábado. As exceções são:
- a linha 577 (Paço Municipal – Terminal Hortolândia), que funciona com horários especiais;
- as linhas 570, 974, 537 e 545, cujos horários serão referentes aos dias úteis;
Já no sábado (01), as linhas de ônibus circulam com tabela horária de feriado.
Coleta de lixo
Os serviços de coleta de lixo orgânico, de reciclável e de cata-treco, além da varrição de rua, não serão realizados no sábado (01), Ano Novo.
A coleta de lixo orgânico retorna à normalidade no dia 02 de janeiro. Os demais serviços – reciclável, cata-treco e varrição – também seguem a programação normal, retornando na segunda-feira (03).
Feiras e varejões
A feira realizada na Praça Francisco Pessolano, no bairro do Vianelo, que acontece aos sábados, será antecipada para a sexta-feira (31). Já no sábado (01) não serão realizadas feiras e varejões em nenhum ponto da cidade. A programação retorna à normalidade no domingo (02). Toda a programação, locais e horários podem ser consultados no site do Agronegócio e Abastecimento.
Parques
O Parque da Cidade estará fechado de sexta-feira (31) a domingo (02), voltando na segunda-feira (03).
O Mundo das Crianças não funciona de sexta-feira (31) a segunda-feira (03), reabrindo na terça-feira (04), por agendamento via site.
Ambos estão localizados na Rodovia João Cereser, Pinheirinho, respectivamente com acesso pelos quilômetros 64,4 e 66, com entrada e estacionamento gratuitos.
Também permanecem fechados na sexta-feira (31), sábado (01) e domingo (02) os demais parques municipais: Jardim Botânico; parque do Trabalhador (Corrupira); parque Morada das Vinhas; parque Antônio Garcia Machado (Jardim do Lago); parques Botânico Eloy Chaves, Ângelo Costa (Engordadouro) e Tulipas Professor Aziz Ab’Saber; as Praças Família Jundiaí & Espaço PET da Nove de Julho, Vila Rami e Ponte São João; e os bosques Onofre Canedo (Almerinda Chaves), do Jardim Bonfiglioli e do Jardim Copacabana.
Complexos esportivos
Os complexos esportivos permanecem fechados entre a sexta-feira (31) e o domingo (02), reabrindo normalmente na segunda-feira (03).
Cultura
O setor administrativo da Unidade de Gestão de Cultura no Complexo Fepasa permanece fechado ao público a partir da sexta-feira (31). O atendimento ao público retorna na segunda-feira (03), 8h.
O Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão e seus jardins podem ser visitados até esta quinta-feira (30), às 21h. O espaço fica fechado entre a sexta-feira (31) e o domingo (02), e reabre na segunda-feira (03), com horário de funcionamento das 10h às 17h. A exposição de presépios segue até 06 de janeiro.
A Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes permanece fechada para desmontagem de exposição e manutenção geral, reabrindo no dia 15 de janeiro, com a programação de oficinas gratuitas das “Férias na Pinacoteca”.
Já o Teatro Polytheama segue aberto somente em horário comercial para questões administrativas. A agenda cultural do teatro será retomada na primeira quinzena de janeiro.
A recém-inaugurada Fábrica das Infâncias Japy também permanece fechada na sexta-feira (31). Até o dia 14 de janeiro, o espaço funciona de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 17h. Após o dia 15 de janeiro, o espaço ganha programação cultural de férias e novos horários de funcionamento.
A Pracinha da Cultura do Vista Alegre (CEU das Artes) permanece fechada durante o período e o Museu da Cia. Paulista também segue fechado por tempo indeterminado.
DAE
A DAE Jundiaí informa que a sede administrativa e os Postos de Atendimento da Vila Hortolândia, Centro, Ponte São João e Eloy Chaves não terão expediente na quinta-feira (30) e na sexta-feira (31). A unidade da empresa no Poupatempo abre na quinta-feira (30), mas estará fechada na sexta-feira (31) e no sábado (01).
Em caso de emergência, os munícipes podem entrar em contato com a DAE pela Central de Relacionamento, no telefone 08000 133 155, com atendimento 24 horas. Mais informações também podem ser obtidas pelo site.
PAT
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), que fica na Rua Zacarias de Goes, 530, Centro, permanece fechado na sexta-feira (31) e reabre na segunda-feira (03), às 8h.
Banco do Povo
O posto do Banco do Povo no Poupatempo (Complexo Fepasa) também permanece fechado na sexta-feira (31) e reabre na segunda-feira (03), às 8h.
Procon
O Procon Jundiaí também permanece fechado na sexta-feira (31), retomando o atendimento na segunda-feira (03), de maneira remota, pelo site consumidor.gov.br ou por meio de formulário on-line, além de modo presencial mediante agendamento prévio. Mais informações sobre as formas de agendamento podem ser obtidas no site do Procon Jundiaí, na aba Formas de Atendimento.
Educação
A Unidade de Gestão de Educação, no Complexo Argos, interrompe as atividades na quinta-feira (30) e retoma o atendimento normal na segunda-feira (03). As escolas municipais seguem fechadas, por conta das férias escolares.
Fundo Social
O Fundo Social de Solidariedade Jundiaí (avenida Manoela Lacerda de Vergueiro, s/nº, Anhangabaú) permanece fechado na sexta-feira (31). As atividades serão retomadas na segunda-feira (03), às 8h.
Assistência e Desenvolvimento Social
O Centro Pop, que fica na rua Marechal Deodoro da Fonseca, 504, Centro, para o atendimento à população em situação de rua, permanece fechado na sexta-feira (31) e não funciona aos finais de semana.
Durante o período, em regime de plantão, o Serviço Especial de Abordagem Social (SEAS) poderá ser acionado pelo telefone (11) 98531-0146, diariamente, até as 22h. A partir desse horário, a indicação é pelo acionamento da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ), por meio do telefone 153. Já em casos de identificada intoxicação ou ocorrências mais graves, o SAMU poderá ser acionado pelo telefone 192.
Fumas
A Fundação Municipal de Ação Social (Fumas) também permanece fechada na sexta-feira (31) e retoma o atendimento presencial na segunda-feira (03), às 8h.
Os cemitérios municipais Nossa Senhora do Montenegro e Nossa Senhora do Desterro permanecem abertos todos os dias, das 7h às 17h, para sepultamentos, visitações e reformas.
São permitidos velórios de até três horas de duração para óbitos não causados por COVID-19, com protocolos sanitários e de distanciamento. Já o atendimento do velório segue funcionando 24 horas todos os dias, podendo somente uma pessoa por vez fazer a declaração de óbito.
(Fonte/Imagens: Prefeitura de Jundiaí)