Estado de SP reduz para 5 dias isolamento de pacientes sem sintoma e após teste negativo de COVID-19
O governo de São Paulo disse nesta segunda-feira (11) que seguirá as nova diretrizes do Ministério da Saúde para a quarentena de COVID-19.
O isolamento mÃnimo foi reduzido de 10 para 5 dias para pessoas que estão sem sintomas respiratórios, sem febre há 24 horas (e sem o uso de antitérmico) e que tenham resultado negativo para teste PCR ou de antÃgeno. A contagem deve ser feita a partir do inÃcio dos sintomas.
Entretanto, em caso de teste negativo no quinto dia, desde que nas 24h anteriores não tenha sintomas, o paciente estará liberado.
Para o paciente que optar pelo teste no quinto dia e tiver resultado positivo, deverá permanecer em isolamento até o décimo dia.
Em nota, o governo de SP afirma que todas as medidas de proteção devem ser mantidas, como o uso obrigatório de máscaras, evitar aglomerações, higienização das mãos, além de evitar contato com pessoas com comorbidades até o décimo dia.
A redução do tempo de isolamento para pessoas recém-recuperadas de COVID-19 foi anunciada pelo Ministério da Saúde nesta segunda (10).
Na semana passada, a Prefeitura de São Paulo tinha enviado à pasta um ofÃcio solicitando a diminuição do tempo de isolamento para casos assintomáticos de COVID-19 para 5 dias e também já adotou as novas regras.
Veja como fica a nova recomendação do isolamento:
- Cinco dias: se ao 5º dia o paciente não tiver sintomas respiratórios e febre por um perÃodo de 24 horas, sem uso de antitérmico, ele pode fazer o teste (antÃgeno ou PCR). Se for negativo, ele pode sair do isolamento. Caso o paciente assintomático apresente teste positivo no 5º dia, deverá manter o isolamento até o 10º dia.
- Sete dias: Se ao 7º dia o paciente estiver assintomático, ele está liberado do isolamento, sem necessidade de fazer o teste. Se o paciente continuar com sintomas respiratórios ou febre, ele pode fazer o teste (PCR ou antÃgeno). Caso dê negativo, pode sair do isolamento. Se der positivo, deve ficar resguardado até 10 dias e só sair quando não tiver mais sintomas.
- Após 10 dias, se estiver sem sintomas respiratórios, não é necessário fazer o teste e o paciente pode sair do isolamento.
“O isolamento é de sete dias. Se o paciente não quis testar no quinto dia, mas, se ao sétimo dia ele estiver sem sintomas, sem febre e sem uso de medicamentos por 24 horas, ele pode sair do isolamento. Não é necessário testar”, disse o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Correia de Medeiros.
As novas diretrizes estão na nova versão do “Guia de Recomendações – Isolamento Domiciliar”. O documento deve estar disponÃvel na terça-feira (11).
(Fonte: G1/Imagem: Prefeitura de JundiaÃ)