Vacina da Pfizer para crianças começa a chegar aos estados nesta sexta-feira (14)
As primeiras doses da vacina da Pfizer destinada a crianças de 5 a 11 anos começarão a chegar aos estados nesta sexta-feira (14). Caberá aos estados e municÃpios definirem o cronograma de aplicação.
O cronograma divulgado nesta semana previa o inÃcio da distribuição de doses durante esta madrugada. No inÃcio da manhã, órgãos oficiais confirmaram a chegada de doses no DF, no ES e no Pará, mas negaram a entrega poucas horas depois. Isso porque, segundo a Latam, o Ministério da Saúde só liberou as doses para a companhia aérea no inÃcio da manhã.
O voo com o primeiro lote de vacinas chegou ao Brasil na madrugada de quinta (13). A informação inicial era de que, com exceção de São Paulo, em que o transporte seria via terrestre, todos os demais estados do paÃs, mais o Distrito Federal, iam receber as doses por avião. No entanto, no Rio de Janeiro, que também receberia as vacinas por via aérea, as doses chegarão por transporte terrestre.

A Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, em 16 de dezembro, a vacinação de crianças de 5 a 11 anos.
Em 5 de dezembro, o governo federal divulgou as regras para a vacinação: ela ocorrerá em ordem decrescente de idade (das crianças mais velhas para as mais novas), com prioridade para quem tem comorbidade ou deficiência permanente e para crianças quilombolas e indÃgenas; sem necessidade de autorização por escrito, desde que pai, mãe ou responsável acompanhe a criança no momento da vacinação; com intervalo de oito semanas – um prazo maior que o previsto na bula, de três semanas.
(Fonte: G1/Imagem: Prefeitura de Itanhaem)