Prédio em reforma no Eloy Chaves recebe a nova Escola Inovadora EMEB Irmã Úrsula Gherello
Com o objetivo de oferecer uma escola em novo espaço, que possibilita receber mais estudantes, o Departamento de Obras e Manutenção da Unidade de Gestão de Educação (UGE) realiza obras em um prédio no Eloy Chaves que vai receber a Escola Inovadora EMEB Irmã Úrsula Gherello.
“Temos o compromisso de promover melhorias e reformas em todas as escolas da rede municipal de Jundiaí e estamos avançando com esse objetivo. Promover espaços amplos e com áreas ao ar livre para que as crianças possam aprender em contato com a natureza está alinhado à Escola Inovadora e Cidade das Crianças”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.
As obras para adaptação dos espaços e ambiência escolar tiveram início em dezembro. Serão seis salas de aula, que vão receber 12 turmas de estudantes do Ensino Fundamental. O espaço externo será reformulado e vai ganhar novos brinquedos e dispositivos com água, como os já instalados em outras Escolas Inovadoras.
“Com a mudança de local, poderemos ampliar a oferta de vagas para as crianças da região. A ambiência escolar é um dos pilares do programa Escola Inovadora e visa organizar os espaços para que possamos oferecer sempre a educação de boa qualidade”, lembra a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.
Outras intervenções que estão em andamento: manutenção na estrutura do telhado e substituição das telhas, termo acústica; ampliação e reforma da cozinha, construção de novos banheiros, revitalização do refeitório e espaço para brincar coberto, da quadra poliesportiva – que receberá novo alambrado e pintura -, das salas de aulas e da administração, revisão das instalações elétricas e hidráulicas, pintura geral da escola e substituição das telhas de cimento por termo acústicas.
“Uma nova entrada será construída para facilitar o acesso à unidade e a segurança das crianças. O investimento na obra é de R$ 450 mil, com recursos da própria UGE”, explica o diretor do Departamento de Obras e Manutenção, Jefferson Spina.
O novo prédio é próximo das EMEBs Jânio da Silva Quadros e Abigahil Alves Feu Borim, que também passam por melhorias e ao lado de uma área pública da Prefeitura. “A ideia é fazer a interligação dos espaços e proporcionar um local ainda mais amplo para o desenvolvimento de atividades do desemparedamento da escola”, declara Vastí.
Atualmente a EMEB Irmã Úrsula Gherello está instalada dentro do Centro de Engenharia e Automação – Instituto Agronômico (IAC) e passará para um prédio próprio da Prefeitura de Jundiaí, localizado no Eloy Chaves, facilitando o acesso e trajeto dos estudantes.
Desde o início do programa Escola Inovadora, já foram entregues 35 obras em unidades escolares municipais de Jundiaí. A última entrega, realizada em dezembro de 2021, foi a EMEB Professor Joaquim Candelário de Freitas, a maior e mais tecnológica unidade do programa.
(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)