EMEB Judith Arruda, em Jundiaí, promove Estações dos Saberes com aulas de libras para os estudantes
O ano letivo de 2022 na rede municipal de ensino teve início na última quarta-feira (9). Nesta semana, as escolas desenvolvem atividades no período de adaptação para receber os novos e antigos estudantes. A EMEB Professora Judith Almeida Curado Arruda recepciona as 22 turmas, que estudam em período integral, com uma proposta dividida em estações, sendo uma delas com intérpretes de libras, que ensinam a língua brasileira de sinais para as crianças.
A diretora da escola, Giuliana Trazzi Marcellino explica que a ideia é que, nos dias de adaptação, os estudantes possam estar em contato com toda equipe docente e todos os lugares da escola. “A equipe ocupa os diferentes ambientes com propostas a serem vivenciadas por cada turma. É uma pequena mostra do que eles vão vivenciar durante o ano”, afirma.
Os estudantes passam pelas estações de Leitura, em língua inglesa e em libras, com aulas divertidas e participativas com os intérpretes da ATEAL (Associação Terapêutica de Estimulação Auditiva e Linguagem). “Os intérpretes atuam na escola em revezamento, para fazer a tradução a um dos nossos alunos. Com essa estação, os demais estudantes aprendem alguns sinais para que possam se comunicar com o amigo que utiliza a libras”, conta Giuliana.
Neste momento as outras estações vivenciadas pelos estudantes são Arte, desenvolvida no Espaço das esculturas Lygia Clarck; Esporte com slackline no parque da árvore; Jogos em percursos pintados e Musical, no painel sonoro.
A aluna Ana Clara Silva de Pietro, 10 anos, é aluna do 5º A e estuda na EMEB Judith desde o início do Ensino Fundamental e aprovou o programa de adaptação. “É bom para as crianças pequenas se adaptarem, conhecerem e saberem que é bom estudar aqui. Aqui na escola já tivemos aulas de libras, parou por conta da pandemia, mas já sabemos o abecedário, os animais e conseguimos nos cumprimentar em libras. É muito importante para poder nos comunicar com os amigos que só utilizam libras”, afirmou a estudante.
Em toda a rede municipal são 21 estudantes, desde a Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos, com deficiência auditiva que contam com intérpretes em libras. Para ampliar o conhecimento da língua de sinais para os estudantes, a Unidade de Gestão de Educação traz, a partir de 2022, jogos em libras. “A ideia é ofertar mais esse recurso para que as crianças possam vivenciar a Libras de forma divertida e interativa. É o programa Escola Inovadora atuando mais uma vez para oferecer a acessibilidade a todos os nossos estudantes”, explica a diretora do Departamento de Educação Inclusiva, Karina Verardo.
(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)