Prefeitura convida parceiros em retomada de fórum de aprendizagem profissional
A Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) realizou na manhã desta quinta-feira (10) o fórum de aprendizagem profissional. A inclusão de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade foi iniciada pelo extinto Projeto Criança, por meio da ação “Programa Sorriso Contente, contrate um aprendiz adolescente”, e visava à erradicação do trabalho infantil por meio do acesso aos serviços socioassistenciais, da formação profissionalizante e do encaminhamento ao mundo formal de trabalho.
A reunião de retomada do fórum foi organizado pela Divisão de Inclusão Produtiva e Qualificação profissional da UGADS e realizado no auditório da sede de Jundiaí do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp). O encontro contou com representantes de Unidades de Gestão da Prefeitura, além do Fundo Social de Solidariedade, Rede Jundiaí de Cooperação e Escola de Gestão Pública; empresas; Organizações da Sociedade Civil (OSC) e demais integrantes do sistema de garantia de direitos das crianças e adolescentes.
“O trabalho é estruturador de identidades e ajuda na constituição do sujeito em sua totalidade. Nosso objetivo, enquanto Assistência Social, é integrar os parceiros e as políticas públicas necessárias para a construção de estratégias de inserção dos jovens no mundo do trabalho com proteção social e sem violação de direitos. Queremos recriar o espaço em que possam ser articulados os mecanismos necessários para que os jovens em situação de vulnerabilidade e os empregadores entendam a aprendizagem como a melhor forma de inclusão. Só assim conseguiremos romper com os ciclos de pobreza e criar novos horizontes”, declarou a gestora da UGADS, Maria Brant, nas boas-vindas aos convidados.
Maria também compartilhou os indicadores de diagnóstico contratado pela UGADS sobre o trabalho infantil no Município. Os levantamentos foram realizados em 2020 e 2021 e contêm as entrevistas de mais de mil crianças e adolescentes de diversos bairros de Jundiaí.
Para participação especial no fórum, a UGADS levou como convidado especial o jovem Rayan de Souza, um dos jovens contemplados pelo Benefício Social Emergencial da Prefeitura e que agrega formação e prestação de contrapartida pelos beneficiários. “Estou colaborando na sede da UGADS, onde tenho aprendido a mexer no computador. O dinheiro do benefício tem ajudado nas despesas de casa, já que minha mãe está desempregada. Ainda não sei com o que pretendo trabalhar, mas se for com Informática já tenho experiência”, comentou o jovem de 17 anos, morador do jardim Novo Horizonte.
Durante o fórum, também compartilharam suas experiências com a rede de apoio a crianças e adolescentes a diretora do Departamento de Responsabilidade Social do Ciesp, Maria Aparecida Gibrail, que foi responsável pela implantação no Município do programa “Sorriso Contente”; e Carlos Alberto de Oliveira, gerente da gerência regional do trabalho de Campinas e articulador do fórum na década de 2010, quando atuava em Jundiaí.
O fórum contou ainda com a participação da drª. Ana Betariz Vieira, da 7ª Promotora de Justiça da Infância e Juventude de Jundiaí, que fez uma análise do empobrecimento das famílias por conta da pandemia e do “Aprendiz Paulista”, programa de inserção de jovens no mundo do trabalho.
Também presente, procuradora do Trabalho em Campinas, a drª. Carolina Hirata, compartilhou as iniciativas e campanhas educativas do Ministério Público do Trabalho para a erradicação do trabalho infantil e colocou-se à disposição para apoio ao fórum.
(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)