Receita recebe mais de 130 mil declarações do Imposto de Renda no primeiro dia de entrega
A Receita Federal informou que foram entregues 130.099 declarações do Imposto de Renda de 2022 até as 17 horas desta segunda-feira (07), primeiro dia do prazo de entrega do documento.
O número é menos de um terço do total de declarações entregues no primeiro dia do ano passado, quando 438.109 contribuintes acertaram as contas com o Leão.
O programa para fazer a declaração deve ser baixado no site da Receita Federal.
Neste ano, a Receita informou que houve uma “instabilidade” no programa gerador do Imposto de Renda. Por conta disso, os contribuintes tiveram dificuldade em baixar o programa necessário para fazer a declaração. Segundo o Fisco, o sistema já foi normalizado.
Além da “instabilidade”, o programa foi disponibilizado pela Receita somente no primeiro dia do prazo de entrega. Em anos anteriores, o programa era liberado antes.
De acordo com o Ministério da Economia, essa foi a razão para o menor número de declarações entregues no primeiro dia deste ano.
“Como nos anos anteriores o programa foi liberado 5 dias antes, houve tempo suficiente para o preenchimento da declaração e muitos contribuintes ficaram apenas aguardando o início da recepção. Este ano, os dois eventos (liberar o programa e começar a receber as declarações) caíram no mesmo dia”, explicou a pasta.
Ainda assim, segundo o órgão, até as 17h desta terça-feira (07), 752.484 contribuintes já baixaram o programa do Imposto de Renda.
O prazo de entrega da declaração termina em 29 de abril. A expectativa é de que 34,1 milhões de declarações sejam entregues até o final do prazo.
(Fonte: g1/Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)