Encontro discute novas propostas para atendimento à pessoa em situação de rua
Com o objetivo de discutir novas propostas para o atendimento a pessoas em situação de rua, além de aumentar a aproximação de ONGs (Organizações Não Governamentais) com o poder público, ocorreu neste sábado (12) o 1º Encontro de ONGs de Jundiaí – População em Situação de Rua, no Colégio Padre Anchieta.
O evento contou com diferentes palestras e a presença de lideranças e representantes de ONGs que prestam atendimento diário a pessoas em situação de rua, pensando soluções inovadoras para essas ações sociais.
“Jundiaí possui uma rede estruturada de assistência social”, declarou a gestora da Assistência e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Jundiaí, Maria Brant. “Estamos aqui hoje falando de nosso trabalho e se aproximando cada vez mais de outras instituições, com as quais queremos buscar mais aproximação, permitindo, por exemplo, menos desperdício na entrega de alimentação e o encaminhamento de mais pessoas em situação de rua para suas famílias.”
Em Jundiaí, como explicou Brant, não se trata apenas de pagar uma passagem para a pessoa voltar à sua cidade. “Após um acolhimento humanizado, entramos em contato com as famílias e procuramos compreender se ela pode receber de volta seu parente que vive na rua.” No ano passado, a Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social encaminhou 1,8 mil pessoas às suas famílias e cidades de origem após esse trabalho de aproximação.
O 1º Encontro de ONGs também contou com outras palestras, como a do conselheiro Alexandre Borin Cardoso, membro do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, e do diretor do Departamento de Proteção Social Especial, Luiz Guilherme Fuschini Camargo. O público presente pôde dar ideias para melhorar o trabalho conjunto das instituições que prestam serviços solidários para as pessoas em situação de rua na cidade.
Informações da Prefeitura de Jundiaí
Foto: Fotógrafo PMJ