Para ofertar SUS, Fiocruz fabricará remédios contra HIV e hepatite C
O Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos), vinculado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), firmou parcerias para produzir medicamentos contra a hepatite C e o HIV para ofertar e atender o Sistema Único de Saúde. Segundo o diretor de Farmanguinhos, Jorge Mendonça, essas parcerias fazem parte de uma polÃtica que busca fortalecer a produção nacional e absorver tecnologia para dentro do paÃs. Segundo ele, a iniciativa permitirá também aumentar o acesso da população ao tratamento e à prevenção de doenças.
“O alto custo dos medicamentos pode levar a um problema de abastecimento, e a importância de um laboratório público é justamente esta: fornecer sustentabilidade para o SUS, reduzindo o preço e mantendo a qualidade dos produtos. Estamos propondo um economia média, em cada medicamento, de algo em torno de 40% a 60% do valor atual. Ou seja, o governo gastaria aproximadamente 50% menos do que hoje com esses produtos”, calculou.
Três dos medicamentos que serão desenvolvidos são antivirais voltados para o combate à hepatite C. O quinto medicamento que será produzido em Farmanguinhos, pÃlula antirretroviral baseada nas substâncias Emtricitabina e Tenofovir. As parcerias envolvem tanto empresas da indústria farmacêutica como da indústria farmoquÃmica, que serão responsáveis pela fabricação e nacionalização do princÃpio ativo dos medicamentos.
(Fonte: Agência Brasil)