Programa Águas de Jundiaí volta à ativa e recebe a visita de grupos de idosos
Grupos de idosos que frequentam os Centros Esportivos Aramis Polli e Benedito de Lima participaram, nesta quinta-feira (24), da retomada do programa Águas de Jundiaí, realizado pela DAE. Até então paralisado em função da pandemia, o programa voltou à ativa e promove a educação ambiental por meio de visitas monitoradas à sede da empresa, à Estação de Tratamento de Água do Anhangabaú (ETA-A) e à Estação de Tratamento de Esgoto, no Jardim Novo Horizonte.
O objetivo é apresentar uma visão sistêmica do saneamento, além de ensinar sobre o caminho da água, desde a captação até chegar às residências. “Eu adorei. Às vezes passamos por esses lugares e não fazemos ideia de todo o trabalho que é feito para que a água chegue a nossa casa. Ao saber todas as etapas fico mais tranquila com a água que estou consumindo”, disse Maria Silva, moradora da Agapeama.
Para os organizadores, é uma alegria poder retomar o projeto. “No ano passado cheguei a fazer algumas visitas às escolas, para mostrar às crianças o ciclo da água, mas nada se compara a experiência de poder trazer essas pessoas até o lugar onde tudo acontece. É importante que eles saibam os processos”, afirma Francisco Soares, assessor da DAE.
O Águas de Jundiaí atende alunos de escolas públicas e particulares, além de grupos interessados em conhecer o sistema de saneamento da cidade. As visitas para alunos da rede municipal são organizadas por meio da Unidade de Gestão de Educação; os demais interessados podem entrar em contato pelo telefone (11) 4589-1472.
(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)