Sesc Jundiaí inicia curso para capacitar instituições com trabalho social
O Sesc Jundiaí deu início ao curso “Planejamento e Gestão de Projetos Sociais”, que segue até outubro deste ano e teve abertura oficial nesta quarta-feira (06), seguida de aula inaugural. O curso faz parte do Programa Mesa Brasil e das ações de valorização social desenvolvidas pelo Sesc São Paulo, e conta com a parceria da Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Governo e Finanças, através da Rede de Cooperação, e da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social.
A abertura do curso contou com a presença do prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado. “Parcerias como essa, que proporcionam oportunidades para que as organizações consigam se capacitar e buscar a autonomia financeira, são muito importantes para o poder público”, declarou Luiz Fernando. “Jundiaí se destaca pela grande quantidade de instituições sem fins lucrativos e que fazem trabalhos essenciais, com o atendimento àqueles que mais precisam.”
De Jundiaí, farão o curso representantes de cerca de 40 instituições sem fins lucrativos, que dependem de financiamento e boa gestão para levarem adiante seus projetos e cumprir sua missão social.
A gerente do Sesc Jundiaí, Celina Tamashiro, destaca a importância dessa iniciativa. “Por meio desse curso, as instituições receberão conhecimentos importantes para preparar e estruturar projetos e assim conquistar recursos junto à iniciativa privada.”
“Por meio da Rede de Cooperação, buscamos fazer parcerias estratégicas com a iniciativa privada para aumentar a capacidade de entregas do governo para a doviedade. Essa parceria com o Senac alcança todas as principais entidades socioassistenciais que trabalham em parceria com o governo na cidade. Isso traz benefícios para essas instituições e a sustentabilidade é o foco, pois, dessa forma, conseguimos beneficiar mais pessoas que precisam desses serviços”, declara o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.
“Essa iniciativa é resultado do diagnóstico traçado durante a atuação do programa de segurança alimentar e nutricional do Sesc junto às instituições sociais e se deve ao diálogo estabelecido com a Prefeitura”, declarou a gestora de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Brant. “Uma vez que as entidades possuem mais estrutura, toda nossa sociedade é beneficiada.”
Mesa Brasil
O Mesa Brasil é um programa social criado há mais de 27 anos pelo Sesc, com o objetivo de minimizar o desperdício de alimentos e a fome por meio de ações educativas. Com veículos refrigerados, a equipe treinada se desloca até as empresas doadoras para coletar alimentos – fora do padrão comercial ou próximos da data de vencimento, mas ainda próprios para consumo -, e os direciona para as instituições sociais previamente cadastradas, que utilizam esses itens para complementar suas refeições ou para preparar kits para atendimento a famílias em vulnerabilidade social.
(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)