Exposições e apresentações do Enredança marcam programação cultural do feriado prolongado
Com a chegada de mais um feriado prolongado, quem ficar em Jundiaí poderá conferir diversas ações culturais programadas pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC) e todas gratuitas. Os equipamentos culturais estarão abertos com horários especiais e diferenciados para atender ao público interessado em conhecer e visitar.
Um dos destaques vai para a programação do 24º Enredança, que entra na sua fase final com apresentações das coreografias das Mostras Paralela e Competitiva, em locais como o Complexo Fepasa, no Maxi Shopping e no Teatro Polytheama. Também movimenta a programação do festival para bailarinos inscritos workshops e masterclasses, como de Ballet Clássico, com a primeira bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Ana Botafogo.
Confira a programação cultural completa:
Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot (BNF)
Nesta quinta (21), sexta (22) e sábado (23), a Biblioteca ficará aberta das 9h às 13h, tanto para pesquisas, como retirada de livros do setor circulante.
Como programação especial para a garotada, neste sábado (23), a partir das 11h, será realizada a atividade de leitura comentada com a bailarina e escritora Lis Michele, sobre seu livro “Catarina Bailarina” e também sobre o mundo do ballet clássico. Na oportunidade, uma aluna de Lis Michele fará uma apresentação de ballet.
Ainda na BNF, no espaço de Exposições Sônia Cintra o público pode visitar a mostra “Porque Ele muito amou”, da artista jundiaiense Isabel Lopes, com quadros que representam a Via Sacra. No total, estão expostos 15 quadros, produzidos com técnica de pintura sobre tela.
A Biblioteca Municipal funciona dentro do Complexo Argos, localizado na avenida Dr. Cavalcanti, 396, Vila Arens. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4527-2110.
Complexo Fepasa
Neste final de semana prolongado o espaço sede da Unidade de Gestão de Cultura recebe em suas salas os grupos previamente agendados para ensaios, workshops e apresentação de coreografias especiais. A programação completa pode ser acessada no site oficial do Enredança.
No jardim central do Complexo Fepasa estão montadas as barracas de artesanato do projeto Jundiaí feito à Mão e espaço gastronômico com os permissionários do Varejão Noturno.
O Complexo Fepasa fica na avenida União dos Ferroviários, 1.760, Ponte de Campinas. Mais informações pelo telefone 4589-6800.
Fábrica das Infâncias Japy
O novo espaço cultural da cidade, sede do Comitê das Crianças, estará aberto todos os dias, das 9h às 13h. Nesta quinta (21) e sexta-feira (22), das 9h às 13h, crianças e seus cuidadores poderão conhecer o espaço e se divertir nos ambientes lúdicos que o local oferece.
No sábado (23), a partir das 10h30, crianças de quatro a dez anos poderão acompanhar os atores do Giro no Biombo, no espetáculo teatral “Quarto de Histórias – De onde vêm as histórias?”. A aventura de três irmãos que, no meio de uma brincadeira, descobrem o encantamento de um quarto de bagunça, através da imaginação. Lá descobrem muitos tesouros que dão origem a um mundo colorido e diferente. Com criatividade, música ao vivo, bonecos, malabares e dança, as crianças se divertem.
Para o domingo (24), também às 10h30, será realizada uma oficina de Musicalização Infantil, para crianças de dois a dez anos, com a professora do Pio X Karen Comandulli. A proposta tem por objetivo estimular o desenvolvimento físico e cognitivo da criança, por meio de atividades lúdicas musicais. Com canções e atividades específicas para crianças na primeira infância, a oficina oferecerá aos participantes momentos de lazer e interação social, despertando os sentidos da criança para a percepção musical e para o mundo que se apresenta ao seu redor.
A Fábrica das Infâncias Japy fica na rua Lacerda Franco, 175, Vila Arens. A entrada é gratuita e é permitida até 30 minutos antes do horário de fechamento. Mais informações pelo telefone 4521-0971.
Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão
O público poderá visitar o local durante todo o período do feriado prolongado, sempre das 10h às 17h.
No local, o público poderá conferir a exposição “Legados de Glória – Memórias da Dança em Jundiaí”, em homenagem à artista Glória Rocha, ação que integra a programação oficial da 24ª edição do Enredança e que pode ser visitada gratuitamente até 26 de junho.
Quem visitar o Museu pode conferir também em seus jardins as instalações do programa municipal Cidade das Crianças e da campanha “Jundiaí Pé de Infância”, com os conceitos da Rede Urban95.
O Museu está localizado na rua Barão de Jundiaí, 762, Centro. Mais informações pelo telefone 4521-6259.
Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes
Aberta em todo período, das 10h às 17h, o público poderá conferir a exposição “Biodiversidade e Cultura Indígena”, do artista plástico Elvis da Silva, que expõe pela primeira vez na Pinacoteca Diógenes Duarte Paes.
O artista traz para Jundiaí o resultado de suas constantes pesquisas com diversas tintas e pigmentos acrílicos, bem como aquarelas, óleos, nanquim, grafite e mosaico, tendo sempre a sua percepção através da cor.
A Pinacoteca está localizada no Centro Jundiaiense de Cultura Josefina Rodrigues da Silva (Jorosil), à rua Barão de Jundiaí, 109, Centro. Mais informações pelo telefone 4586-2326.
Polytheama
O teatro estará aberto durante todo o período do feriado para receber os participantes da Mostra Competitiva do 24º Enredança, sempre no período noturno.
No quinta (21), a partir das 19h30, estão programadas as apresentações das coreografias na modalidade Contemporâneo; na sexta (22), também a a partir das 19h30, é a vez das coreografias nas modalidades Danças Urbanas e Estilo Livre; e, por fim, no sábado (23), a partir das 19h, serão apresentadas as coreografias de Clássico de Repertório, Clássico Livre e Neoclássico.
No domingo (24), às 19h, será realizada a Noite de Gala, com apresentação das coreografias vencedoras do Enredança e cerimônia de premiação dos primeiros colocados do festival. Os ingressos gratuitos – dois por pessoa – serão distribuídos na bilheteria do teatro e pela plataforma Sympla, sempre a partir das 10h30 do dia anterior à apresentação. Mais informações pelo telefone 4586-2472.
Pracinha da Cultura do Vista Alegre
As oficinas culturais descentralizadas realizadas no antigo CEU das Artes do Vista Alegre estão suspensas durante o período do feriado prolongado. As atividades retornam na segunda-feira (25), a partir das 8h.
Os interessados em vagas nas oficinas de Artesanato, Capoeira, Dança Criativa, Ginástica Corporal, Handebol, Maracatu, Teatro em Inglês e Zumba podem se inscrever pela internet ou comparecer, de segunda a sexta-feira, na sede à Rua Cabo Edvaldo Quirino Santana 46-110, no Vista Alegre. Mais informações pelo telefone 4521-6193.
(Fonte/Imagens: Prefeitura de Jundiaí)