Orquestra Municipal realiza concerto com solistas de Câmara em igreja paulistana
Na noite dessa terça-feira (19), os solistas de Câmara da Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí (OSMJ) apresentaram um concerto especial na igreja de Santa Teresinha, no bairro paulistano de Higienópolis. Sob a regência de Claudia Feres, diretora do corpo artístico vinculado à Unidade de Gestão de Cultura (UGC), a orquestra reapresentou o programa com repertório inspirado no período da Quaresma realizado no início deste mês na catedral de Jundiaí.
O convite da apresentação partiu do diretor de Música da Catedral Metropolitana da Sé, Delphim Porto, que por diversas vezes já se apresentou como cravista em colaboração com a OSMJ. Já o programa da noite trouxe peças de Giuseppe Verdi, Georg Handel, Niccolò Jommelli, Antonio Vivaldi e Gabriel Fauré, com as participações especiais da soprano Marília Vargas e de Felipe Bernardo no órgão.
“Foi um concerto lindo, em que pudemos sentir tanto o carinho do público quanto a receptividade do frei Everaldo, responsável pela igreja. A paróquia tem uma forte tradição na realização de concertos e pudemos ver, além das pessoas que estavam ali para assistir à missa que precedeu o concerto, outras pessoas chegando especialmente para a apresentação. Tivemos também um presente, de ter à disposição do Felipe Bernardo um órgão maravilhoso e recentemente restaurado”, comemorou Claudia Feres.
O gestor da UGC, Marcelo Peroni, também reforçou a importância da participação. “Este convite da paróquia Santa Teresinha da capital vem como forma de reconhecimento pelo trabalho que a Orquestra vem desenvolvendo e permite que Jundiaí leve para outros palcos e plateias o serviço de excelência dos profissionais dos nossos corpos artísticos. A UGC coloca-se à disposição para novos convites, como forma também de promover o intercâmbio artístico e enriquecimento do cenário cultural em Jundiaí e fora daqui”.
Mais Orquestra
Os solistas de Câmara da Orquestra já têm uma nova apresentação gratuita programada, novamente na Catedral Nossa Senhora do Desterro de Jundiaí, em 14 de maio (sábado), às 20h. Para a noite os músicos irão apresentar composições de Antonín Dvořák, Dag Wirén, Ernest Bloch e Josef Suk, e a participação especial, como solista, da violoncelista Maria Eduarda Canabarro no violoncelo.
Além dos solistas de câmara, a Orquestra passa pelo processo de seleção de bolsistas, de diversos instrumentos de percussão, sopro e cordas, em vista de formação jovem para o corpo artístico.
(Fonte/Imagens: Prefeitura de Jundiaí)