Sintomas da gripe trazem alerta para a doença
A gripe é causada pelo vÃrus H1N1 e crianças, idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas ou imunodeficiências são as mais vulneráveis, que fazem parte dos grupos de risco. A campanha de imunização contra gripe tem inÃcio nesta segunda-feira (23) em Jundiaà para estes grupos. A vacina contra a doença deve ser tomada todos os anos.
MAIS SOBRE ‘SAÚDE’
Imunização contra gripe começa nesta segunda (23)
A gripe pode se propagar por meio de gotÃculas respiratórias no ar, contato com a pele, saliva ou toque em superfÃcie contaminada com o vÃrus e ataca os pulmões, nariz e a garganta. Os principais sintomas incluem febre, calafrios, dores musculares, tosse, congestão, coriza, dores de cabeça e fadiga. Após o inÃcio dos sintomas, o tratamento deve ser iniciado em até 48 horas e sempre com orientação médica. Além da vacinação, é importante lavar as mãos e evitar locais com aglomeração de pessoas.
Quem está fora do grupo de risco também deve procurar atendimento médico, especialmente se souber que teve contato com alguém com gripe pelo Influenza A ou B e/ou se os sintomas forem moderados ou intensos.
Alguns medicamentos são contraindicados em casos de gripe e de outras viroses, como é o caso do ácido acetilsalicÃlico. Por isso, é necessária a prescrição médica para iniciar os tratamentos.
Fonte: Bem Estar