Grupo de Trabalho da Rede Ruas Completas define a primeira via a receber intervenções dentro do programa
Dois Grupos de Trabalho (GT) compõem o Programa de Rede de Ruas Completas em Jundiaí: de Intervenções e Infraestrutura e o de Planos e Políticas, ambos formados pela equipe técnica da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP) e Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT). O GT de Intervenções e Infraestrutura promoveu, na sexta-feira (29), reunião semanal, que definiu a primeira rua que irá receber as intervenções dentro do programa Rede de Ruas Completas SP.
“A reunião de hoje foi importante para a definição do Plano de Trabalho e os dados que serão levantados para a fase de diagnóstico da via escolhida para a qualificação. A definição foi pela rua José do Patrocínio, entre os bairros do Centro e Vila Arens. Além de conectar esses bairros com alto volume de pedestres, a via tem importância estrutural para o município pois liga a Avenida Antônio Frederico Ozanan – onde está localizado o Porto Seco, às principais rodovias estaduais. Devido ao grande fluxo de pedestres e veículos, temos altos índices de sinistros de trânsito em poucos quarteirões, o que justifica um novo olhar para este local com foco na segurança viária”, explica a diretora do Departamento de Projetos Urbanos, Paula de Castro Siqueira.
A Rede de Ruas Completas SP é uma rede de cidades paulistas comprometida com ações para reduzir mortes e lesões no trânsito. Pela iniciativa, os municípios participantes terão, pelos próximos cinco anos, apoio técnico a projetos, ações e estratégias de segurança viária de 20 cidades no estado de São Paulo.
Jundiaí integra a rede ao lado de outros centros urbanos médios e grandes. São eles: Araraquara, Bauru, Bebedouro, Campinas, Campos do Jordão, Capão Bonito, Catanduva, Diadema, Francisco Morato, Guarulhos, Jacareí, Limeira, Piracicaba, Registro, Ribeirão Pires, Ribeirão Preto, Santo André, São José do Rio Preto e São José dos Campos.
A Rede conta com apoio e capacitações oferecidas pelas organizações que lideram a rede – WRI Brasil (World Resources Institute), Vital Strategies, Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Instituto Cordial e Respeito à Vida (Detran-SP).