Agenda do fim de semana traz ‘Sexta no Centro’, Batalha de Rimas & Poesia e atrações gratuitas
A programação cultural gratuita deste fim de semana começa já nesta sexta-feira (06), com a Sexta no Centro do mês de junho, que abre a programação da Luta Antimanicomial 2022, na Praça Marechal Floriano Peixoto (Praça do Coreto), atrás da Catedral.
A programação começa às 13h30, com diversas atividades alusivas ao tema. Já a programação cultural traz: às 16h, o show “Som das Ruas – “Tocando com eles, por eles e para eles!”; às 18h o show “Melancolia Acorda”, com Igor Pupo; às 19h30, o show “Sobre o Silêncio – 10 anos”, com de Rogério Botter Maio Trio; e às 21h, encerrando a programação, o show “Vinte Anos de Estrada”, com o quinteto Projeto B.
Quem visitar a Sexta no Centro poderá conferir e prestigiar as barracas de gastronomia do varejão noturno e de artesanato do programa Jundiaí feito à mão.
Confira a programação completa:
Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot
A programação do sábado (07) começa às 9h30, no auditório, com a primeira oficina para inscritos da oficina de Escrita Literária do projeto Escrita é Vida, com a professora e escritora Tuka Vilhena. Com duração de sete encontros, a formação é voltada para jovens e é aberta somente para inscritos.
Ainda no sábado (07), às 11h, tem ainda contação de história com a escritora Julia Heimann e Rita Pedro, do Ateliê Borboletas Arteiras. Com ajuda de bonecas, a atividade traz a história de oito amigas especiais, que apesar de terem personalidades diferentes são iguais na forma de brincar e sonhar. Uma história de amizade e sonhos para crianças a partir de quatro anos, seus pais e cuidadores.
Quem visitar a Biblioteca poderá conferir ainda, na Galeria Jundiaí, a exposição “Olhos sobre Óleo”, da artista plástica Valquiria Malagoli, que fica aberta até o dia 28 de maio e traz uma viagem a história da técnica a óleo, considerada a mais tradicional na pintura.
A Biblioteca fica na avenida Dr. Cavalcanti, 396, Complexo Argos, e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h e aos sábados, das 9h às 13h. Mais informações pelo telefone 4527-2110.
Complexo Fepasa
A Sala Jundiaí do Complexo Fepasa recebe neste sábado (07), às 19h, a apresentação da peça teatral “Amar, Verbo Intransitivo”, adaptação premiada do romance de 1927 do escritor modernista Mário de Andrade. O espetáculo chega ao Município por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC), da secretaria estadual de Cultura e Economia Criativa, e para apresentação gratuita serão disponibilizados 170 ingressos gratuitos, por ordem de chegada ao local.
O espetáculo tem duração de 75 minutos e classificação indicativa de 12 anos e narra a história de Elza, contratada por uma família tradicional paulista nos anos de 1920 para fazer a iniciação amorosa e sexual de Carlos, o primogênito herdeiro. A partir desse encontro, os personagens vivem uma relação amorosa, revelando críticas sociais e comportamentais.
O Complexo Fepasa fica na avenida União dos Ferroviários, 1.760. Mais informações pelo telefone 4589-6800.
Fábrica das Infâncias Japy
Já na Japy, novo equipamento cultural da cidade voltado para as brincadeiras e infâncias, a programação do sábado (07), começa às 10h30, com a apresentação do espetáculo “Quando acordei, o circo já tinha ido embora”, da Trupe Trapaceros. Voltado para o público de cinco a 11 anos, a obra circense, cômica e musical trata das memórias de infância vividas nos circos de lona itinerantes. A história é contada por duas personagens, que mergulham no universo do circo e, a partir das suas lembranças, transmutam-se nos mais diversos artistas.
Já no domingo (08), também às 10h30, é a vez do espetáculo teatral “Enrolado”, com Grupo Gatos Gordos, voltada para o público de quatro a 11 anos. “Rolo” é um diretor de cinema, que chega antes do elenco ao local onde será gravado o filme, “Margarina e o sumiço de Manteiga”. Como o elenco demora para chegar, ele conversa com a plateia e aproveita para montar o cenário. De repente, Rolo recebe a ligação de seu diretor geral, bravo homem, perguntando se está tudo certo para a gravação, pois, nesse dia o maior astro do cinema irá assistir.
Rolo recebe outras ligações do elenco, contando de seus contratempos e atrasos para a gravação. Desesperado, “Rolo” se depara com a responsabilidade de fazer o filme e explica divertidamente conceitos do teatro como interpretação, voz, entonação, escolhe o elenco na hora, ensaia, coloca adereços e, junto com a plateia, realizam o filme.
A Fábrica das Infâncias Japy fica na rua Lacerda Franco, 175, Vila Arens, e abre de terça a sexta-feira, das 9h às 17h; e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 13h. A entrada de visitantes será permitida somente até 30 minutos antes do horário de fechamento. Mais informações pelo número 4521-0971.
Pracinha da Cultura do Vista Alegre
Neste sábado (07), além da oficina de capoeira, a partir das 9h, e de maracatu, a partir das 14h, para inscritos no programa de oficinas culturais gratuitas para inscritos, a Pracinha da Cultura do Vista Alegre (antigo CEU das Artes) recebe neste sábado (07), das 16h às 19h, a primeira ‘Batalha de Rimas & Poesia’.
Aberta para o público em geral, a programação gratuita traz a participação dos DJ Joker e Tom, na condução do duelo de hip hop, além da intervenção de grafitagem com o artista Ópio, que foi convidado a desenvolver, durante aatividade, um trabalho em cima do tema “conhecimento” na parede da biblioteca instalada no local, que faz parte da Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot.
A Pracinha da Cultura fica na Rua Cabo Edvaldo Quirino Santana 46-110, no Vista Alegre. Mais informações pelo telefone 4521-6193.
Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão
No prédio do Solar do Barão, o público tem mais um final de semana para visitar, tanto no sábado (07) como no domingo (08), das 10h às 17h, a exposição “Legados de Glória – Memórias da Dança em Jundiaí”, em homenagem à artista Glória Rocha. A mostra segue com entrada franca até o dia 26 de junho.
Também é possível visitar parte do acervo permanente do Museu e os jardins com as instalações do programa municipal Cidade das Crianças e da campanha “Jundiaí Pé de Infância”, com os conceitos da Rede Urban95.
O Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão está localizado na rua Barão de Jundiaí, 762, Centro. Mais informações pelo telefone 4521-6259.
Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes
Neste sábado (07) e domingo (08), a Pinacoteca estará fechada para a visitação do público, para a montagem das duas novas exposições “Nonni di São Paulo” e “Paesani”, cujos vernissages estão programados para a quinta-feira (19), às 19h, também com entrada franca.
A Pinacoteca faz parte do Centro Jundiaiense de Cultura Josefina Rodrigues da Silva (Jorosil), que fica na rua Barão de Jundiaí, 109, Centro. O horário de funcionamento é de terça a domingo, das 10h às 17h. Mais informações pelo telefone 4586-2326.
Teatro Polytheama
Nesta sexta-feira (06), a partir das 21h, o Teatro recebe a apresentação do stand up “Me tornei quem eu mais temia”, com Renato Albani. A atração tem classificação indicativa de 16 anos e duração de 70 minutos. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro ou pela internet, na plataforma Sympla.
Já neste sábado (07), às 19h30, será realizado o festival de dança “IOA Gala 2022”, com duração de 120 minutos e classificação livre. Os ingressos para esse espetáculo também podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro ou pela internet, na plataforma Sympla.
O Teatro Polytheama fica na rua Barão de Jundiaí, 176, Centro. Mais informações pelo telefone 4586-2472.
Mais programação
Entre os dias 11 e 18 de maio, a UGC promove a terceira edição do Festival de Curtas-Metragens, que volta a ser realizado presencialmente e com algumas transmissões pelas redes sociais.
A programação deste ano contará com 129 obras inscritas, de 40 Municípios brasileiros, de nove Estados. Pela Mostra Competitiva e Workshops, as atividades e exibições serão desenvolvidos no auditório da Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot e no Centro Comunitário da Vila Hortolândia. Já pela Mostra Paralela, as exibições serão feitas nos canais da Cultura do Facebook e YouTube.
A programação completa pode ser conferida no hotsite do festival.
(Fonte: Prefeitura de Jundiaí/Imagens: Prefeitura de Jundiaí e Divulgação)