Montadoras alertam para golpe que anuncia carro mais barato
Nos últimos dias, as principais montadoras do Brasil têm alertado para golpes envolvendo a oferta de veÃculos zero quilômetro com preço abaixo do mercado.
A maioria começa com anúncios em classificados na internet ou em jornais de veÃculos mais baratos que os das concessionárias. Ao responder o contato da vÃtima, o suposto vendedor diz que é funcionário ou ex-funcionário da fabricante e que está vendendo o veÃculo mais barato porque o recebeu como indenização ou tem direito a desconto, então a vÃtima é orientada pelo golpista a depositar o valor em uma conta bancária e, no fim, não recebe nada.
Diversas montadoras comunicam em seus sites que não vendem veÃculos por meio de funcionários e que toda a negociação, venda e entrega é feita pela rede de concessionárias autorizadas, aconselhando os clientes a irem pessoalmente à loja antes de fechar a compra.
A Toyota e a Ford dizem que esse tipo de golpe vem sendo aplicado em várias regiões do paÃs. Durante a negociação, os estelionatários usam logomarca das empresas para enviar supostos registros da compra por e-mail e informam o número de um falso serviço de atendimento ao consumidor da marca, para confirmar a história.
Em certos casos, o golpista primeiro pede que seja depositada uma parcela do valor do veÃculo para “reservá-lo”. “Induzem o consumidor a adquirir o veÃculo como sendo um negócio ‘imperdÃvel’, bastando, para garantir a reserva, que seja realizado depósito ou transferência eletrônica de aproximadamente 10% do valor total do bem”, diz o alerta da Toyota.
A Chevrolet informou que não está publicando nenhum anúncio de jornal com o tÃtulo “Quer comprar um carro?”, oferecendo automóveis Prisma com desconto especial de funcionários. A montadora alerta também para outro tipo de golpe “clássico”: o envio de falsas ofertas por e-mail com arquivos que precisam ser executados ou baixados. A marca diz que “não envia e-mails para seus clientes com links para download de arquivos com o objetivo de participar de alguma promoção”.
Já a Fiat, desde 2016, alerta para sites falsos envolvendo o nome da marca, “com o objetivo de aplicação de um possÃvel golpe e obtenção de vantagens indevidas”. Segundo a montadora, já foram identificados 3 sites fraudulentos: http://grupofiat.com, http://consorciofiatgrupo.com.br e www.fiatgrupo.com.br.
Fonte: Portal G1