Oficina de kokedama atrai público na UBS Caxambu
A Oficina de Kokedama reuniu cerca de 50 pessoas na UBS Caxambu nesta segunda-feira (23). O sistema de cultivo foi apresentado como terapia integrativa, já que une a arte com a fitoterapia para plantas medicinais. A atividade faz parte das ações da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) para a disseminação dos conhecimentos sobre fitoterapia e a ampliação do uso para fins de complemento terapêutico entre os usuários da rede de Atenção Básica de Jundiaí.
De acordo com a farmacêutica Fernanda Lacerda Bastos, responsável pela oficina, o uso das plantas medicinais vai além dos chás, já conhecidos entre a população. “A fitoterapia tem por objetivo extrair todo o potencial das plantas em benefício da saúde. Existem técnicas corretas para aplicação. As atividades realizadas nas UBSs como oficinas e rodas de chá são difusoras desses conhecimentos. Já a kokedama é uma forma de cultivo, para qualquer ambiente, extremamente simples, não exigindo grandes cuidados. Como resultado, o usuário tem à disposição ervas frescas para uso, sem agrotóxicos e ainda pratica uma terapia”, argumentou.
Célia Jussara da Silva Malu foi, pela primeira vez, a uma oficina da UBS Caxambu. “Fiquei interessada por se tratar de cultivo de fitoterápico. É um assunto que pretendo me aprofundar. Cada vez mais os tratamentos naturais atraem as pessoas”, contou. Ela e outros usuários também apreciaram sucos e chás elaborados a partir do manjericão com abacaxi que foram servidos para os participantes.
Nos próximos meses, a mesma oficina será realizada em outros equipamentos da UGPS. A divulgação é feita pelas UBSs ou pelo site da Prefeitura de Jundiaí.
Fonte: Prefeitura de Jundiaí