UGAGP mira no desenvolvimento e bem-estar dos servidores com mais de 15 programas
De olho no bem-estar e na qualidade de vida dos quase oito mil funcionários públicos, o Departamento de Desenvolvimento do Servidor, da Unidade de Gestão de Administração e Gestão de Pessoas (UGAGP), desenvolve mais de 15 programas voltados aos servidores da Prefeitura.
“Com os programas, os servidores se sentem mais integrados e satisfeitos. Assim, o clima organizacional melhora. Isso influencia no desempenho de suas atividades, impactando em melhores resultados”, comenta Simone Zanotello, gestora da Unidade.
Com foco na saúde emocional e prevenção ao suicídio, o ‘Programa Viver’ é realizado desde 2017, em parceria com o Centro de Valorização à Vida (CVV). Os encontros são semanais, em grupo. Além disso, ocorrem atendimentos exclusivos nas Unidades de Gestão quando necessário. Entre os temas abordados estão autoconhecimento e habilidades para lidar com conflitos, tensões e frustrações.
Outro sucesso entre os servidores é o Programa Pré-Aposentadoria, o PPA, que começou em 2010. Duas turmas anuais são orientadas a planejar o momento tão esperado da carreira. Os participantes recebem informações relativas aos aspectos de saúde física, psicológica, finanças e de projeto pessoal, que farão parte do novo estágio de vida. “São criadas condições para que as decisões que antecedem a aposentadoria sejam tomadas com tempo hábil de execução. Ao longo do processo, o servidor tem o conhecimento adequado sobre o que vem pela frente e o alia a interesses pessoais e a realidade em que vive. Além disso, trabalhamos a motivação para o desempenho profissional nos anos restantes”, destacou Simone.
Quem segue na ativa tem o Programa de Qualidade de Vida, com atividades supervisionadas como yoga; pintura em tela; treino funcional; ginástica laboral; Curtas de Lazer com espaço de descompressão no Paço Municipal; além da anual ‘Semana do Servidor com + Qualidade de Vida’, em comemoração do dia do servidor, com oficinas, palestras e workshops de temática de melhoria da saúde.
Já o Programa de Acompanhamento ao Servidor com Deficiência, criado em 2021, oferece apoio e orientação aos funcionários com deficiência que ingressam no serviço público. O foco é a adaptação e evolução profissional. “Esse trabalho é necessário para o bem-estar e a produtividade do servidor. Ele passa a se sentir realmente útil, inserido no contexto do cotidiano do trabalho. Isso faz uma diferença enorme na vida do funcionário. Um profissional feliz atua mais positivamente na felicidade da família e da sociedade”, comentou Viviane Brigido Fressineau, assistente de administração na área da Saúde, que tem um tipo específico de deficiência auditiva e recebe acompanhamento.
O Programa conta com a integração no local de trabalho do servidor com deficiência ingressante; acompanha o desenvolvimento das atividades do servidor e o desempenho individual durante o período de estágio probatório; auxilia no processo de avaliação de desempenho; e adequa as tarefas do cargo com a respectiva deficiência do servidor, ressaltando as principais habilidades do servidor no desempenho da função, respeitadas as atribuições do cargo previstas na lei.
Além disso, em atendimento à Lei 8834/2017, existe uma redução de carga horária, de 40 para 30 horas semanais, para servidores com filhos deficientes que necessitam de acompanhamento. São realizadas análises dos requerimentos e o acompanhamento anual junto aos servidores que requerem o benefício.
Mais
A UGAGP tem ainda Programa de Apoio ao Servidor Dependente Químico; Programa SER(vidor) Solidário, que estimula ações para fortalecer valores sociais e humanos; Atendimento às denúncias de assédio moral, por meio da Divisão de Serviço Social; Cartilha sobre o Assédio Moral acessível no site da Prefeitura; Atendimento do Serviço Social; Programa de Acompanhamento a Servidores em Estágio Probatório; Treinamentos e reciclagem sobre avaliação de Desempenho, avaliação de Estágio probatório; e Programa de Desenvolvimento Individual; Programa de Integração de Novos servidores; Pesquisa de Clima Organizacional; além de ações de comunicação interna, por meio do e-mail institucional ‘Gestão de Pessoas Informa’. “São programas que atendem as necessidades pessoais e profissionais, promovendo a satisfação e bem-estar, a promoção da sua saúde no ambiente laboral, transformando em uma organização mais humanizada”, finaliza Simone.
Inscreva-se
Alguns programas e atividades necessitam de inscrição prévia, então, se você é servidor público da Prefeitura de Jundiaí, fique de olho nos comunicados enviados via e-mail.
(Fonte/Imagens: Prefeitura de Jundiaí)