Programa de Intercâmbio Linguístico e Cultural anima crianças da EMEB Professora Armanda Santina Polenti
Alunos do 5° ano da EMEB Professora Armanda Santina Polenti, situada no bairro do Jundiaí Mirim, estão muito animados e encantados com a possibilidade de aprender Inglês em meio ao Programa de Intercâmbio Linguístico e Cultural Brasil – Estados Unidos. Eles estão em contato com estudantes de uma escola de Doral, cidade localizada no estado americano da Flórida, para compartilhar ações em contexto real de comunicação.
A iniciativa acontece pela Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC), por meio da Assessoria de Cooperação Internacional e pela Unidade de Gestão de Educação (UGE), por meio do Departamento de Ensino Fundamental, Área de Língua Estrangeira.
O programa integra aproximadamente 35 estudantes em Jundiaí e 135 em Doral, eles estão encantados com a oportunidade de conhecer a rotina das crianças de outro país, mesmo de longe. Por meio da troca de vídeos, inicialmente com as apresentações pessoais e a rotina diária escolar, a turma lançou uma pergunta de curiosidade comum para ser respondida pelas crianças da Flórida. “Eu fiquei muito animado para participar dessa atividade e eu amei apresentar toda a escola para eles. Nós já enviamos o nosso e quero ver logo o vídeo de Doral”, contou João Paulo Alves, um dos alunos que apresentam os vídeos do programa.
O conhecimento se constrói na interação com os outros e com o mundo. “O programa Escola Inovadora trouxe para a rede de Jundiaí a possibilidade de pensar o Inglês em sua forma mais viva. Quando nós falamos de aprendizagem significativa, nós pensamos também que o inglês é uma ferramenta de comunicação para as tecnologias, faz com que as crianças sejam inseridas nesse mundo bilíngue”, ressalta a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.
A elaboração do vídeo foi feita de maneira integrada e dirigida pela professora de Língua Inglesa. “Proporcionar às crianças uma aprendizagem mais significativa, por meio da nossa comunicação em vídeos com Doral, vai ser uma troca muito boa e inovadora. Muitas vezes eles não entendem como vão usar a língua ou porquê estudam, e esse intercâmbio proporciona um motivo bem palpável e abre horizontes para o mundo e outras culturas”, explicou Cláudia Padovani Vilares, professora do 5° ano, sobre a importância da ação para os seus alunos.
A iniciativa tem como objetivo estabelecer vínculo entre os estudantes das escolas, compartilhando experiências culturais, por meio da língua portuguesa e inglesa, reconhecendo que as línguas são ferramentas potentes de acesso ao conhecimento.
O próximo vídeo a ser produzido terá o tema Cultura Brasileira e Brincadeiras Infantis, a fim de inserir as novas tecnologias educacionais na educação de Jundiaí disponíveis na escola. Além de temas sobre a alimentação na escola, clima, os espaços do entorno e principais festas tradicionais das culturas brasileira e americana.
Com mais um tema: Contação de Histórias da Cultura Tradicional, as crianças abordarão principais histórias de autores brasileiros, como a Turma da Mônica, Sítio do Pica Pau Amarelo e tantos outros. Da mesma forma que os alunos daqui conhecerão sobre os autores americanos, em vídeos enviados por eles.
“O contato com a diversidade cultural estimula a compreensão das diferentes formas de pensar, sentir, viver e agir. É importante a criança conhecer para valorizar a própria história e assumir uma postura respeitosa diante do outro, fortalecendo sua formação como cidadã”, enfatiza a coordenadora da área de Língua Estrangeira da UGE, Adnan Fachini de Bortolo.
(Fonte/Imagens: Prefeitura de Jundiaí)