Produtores rurais de Jundiaà criam estratégias para proteger verduras e hortaliças durante o frio
Produtores rurais da região de Jundiaà criaram estratégias para proteger as verduras e hortaliças do frio neste perÃodo. Na cidade ainda não houve registro de geada, mas os moradores estão se preparando para não sofrer prejuÃzos como no ano passado.
O produtor rural do bairro Caxambu Paulo Sergio de Castro conta que, pelo menos uma vez por dia, aplica uma técnica de pulverização à base de açúcar e sulfato de potássio, um tipo de fertilizante.
“Ela dá um aquecida na planta. Ela protege, porque a planta é composta, bem dizer, por água. Quando vem esse frio, a água congela. Não teve geada, mas teve esse vento gelado, e ajudou a proteger bastante.”
A medida foi adotada depois que os quase 30 mil pés de abobrinha, vagem e quiabo dele foram afetados pela queda brusca na temperatura no ano passado.
Jundiaà chegou a registrar 2,7°C por volta das 7h de sexta-feira (20). Apesar de toda essa onda de frio, não ocorreu nenhuma geada intensa que pudesse comprometer a produção agrÃcola até o momento.
Mas foi justamente a preocupação com essa forte massa de ar polar que fez o agricultor Elizeu Prestes, de Cabreúva (SP), se adiantar. No ano passado, ele havia adotado a irrigação para tentar salvar as verduras. Agora, a técnica passou a ser outra.
(Fonte: G1/ Imagem: G1/ Reprodução-TV TEM)