Escola Inovadora: língua e cultura italianas nas escolas municipais são sucesso entre as crianças
O 2° ano A da EMEB Judith Almeida Curado Arruda desfruta de atividades interdisciplinares com o italiano em meio às aulas da professora Sandra Regina Freitas. Assim acontecem em 16 escolas da rede municipal de ensino, para mais de 1 mil crianças, realizadas por meio da parceria Prefeitura de Jundiaí, do Instituto Cultura Ítalo-Brasileiro e Consulado Italiano de São Paulo.
Com orientação da professora, as crianças aprendem o nome das frutas, regiões e a cultura da Itália, usufruem de jogos da memória e muitas outras atividades diferenciadas, que também ocorrem em ambientes externos da escola, em meio às propostas de desemparedamento do programa Escola Inovadora.
Sandra inclui o italiano em diversas disciplinas e contextos. “As aulas acontecem a todo momento, sempre que possível, de forma interdisciplinar. Por exemplo, em Arte, quando trabalhamos com o pintor italiano Giuseppe Arcimboldo, seu trabalho e sua história, e finalizamos com um mural de desenhos e textos na língua também”, explicou a professora do 2° ano.
Esses momentos proporcionam aprendizagens significativas para as crianças, que ficam em êxtase para conhecer cada vez mais. “É muito legal, a gente aprende muito e fico super animada”, conta Sophia Segura, de 8 anos. “Claro que também é difícil, mas eu me esforço e estudo em casa, meu pai adora e me ajuda. Eu já sei bom dia, boa tarde, boa noite e muitos objetos”.
Como parte do programa Escola Inovadora, esses momentos são de grande importância cultural, onde o primeiro contato com a língua e cultura italianas é inserido para grupos do Ensino Fundamental em 16 escolas. “O programa de língua italiana visa a aprendizagem de uma nova língua, cultura e regiões na preparação das nossas crianças, que estarão no mercado de trabalho no futuro”, conceitua a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.
“Temos duas turmas de professores em aulas de Língua Italiana que acontecem de segunda e quinta-feira. São profissionais comprometidos e que amam aprender, amam a língua de herança e passam isso para as crianças com muito amor, é o que sentimos. As aulas da língua são ministradas pela professora Maria Eugênia Savietto, que inclui no seu planejamento também, temas que podem ser trabalhados em italiano nas diversas disciplinas do Currículo Jundiaiense”, enfatizou a coordenadora pedagógica da área de Língua Estrangeira da Unidade de Gestão de Educação (UGE), Adnan Fachini de Bortolo.
(Fonte/Imagens: Prefeitura de Jundiaí)