Maio Amarelo: mais de 220 mil pessoas receberam informações sobre cuidados com o trânsito
O Maio Amarelo, movimento que propõe diferentes ações para ampliar a conscientização do motorista e a discussão sobre segurança no trânsito ao longo de todo o mês, atinge, em 20 dias de atividade, números expressivos: 226 mil pessoas receberam as informações diretamente, seja em ações de abordagem, distribuição de fitas amarelas, vídeos ou publicações via redes sociais.
Neste ano, o tema do Maio Amarelo é “Juntos Salvamos Vidas”. A programação inclui palestras em escolas municipais, em empresas e abordagens educativas ao cidadão com informações, entrega de fitinhas amarelas e a presença do mascote da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), o Vaguinho.
Ao todo, de acordo com dados da UGMT, cerca de 120 mil pessoas foram impactadas entre as crianças das Escolas Municipais e seus pais, trabalhadores de empresas diversas, motoristas em ações de trânsito receberam informações dos profissionais da unidade. Já nas redes sociais da Prefeitura de Jundiaí (Facebook e Instagram), 106 mil pessoas visualizaram os vídeos e as artes educativas sobre segurança no trânsito.
“Nossa estratégia de trabalho inclui um trabalho de conscientização que atinge públicos de todas as idades, inclusive as crianças, importantes propagadoras de informações positivas. A ações são realizadas de maneira multiplataforma, com o apoio da Unidade de Gestão de Educação (UGE), Promoção da Saúde (UGPS) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (UGMT)”, explica o gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz. “Não por acaso, boa parte do material distribuído fica nas escolas, onde as crianças estão tendo palestras de forma lúdica e aprendendo bastante.”
Até o final do mês as ações continuam, com palestras em escolas, empresas e abordagens no trânsito. No fim de semana, também ocorrerá uma abordagem educativa durante o evento Arena Cross, na Avenida Alexandre Ludke, próximo do Paço Municipal, a partir das 18h. O trabalho da UGMT conta com o apoio da Unidade de Gestão de Educação e de diferentes forças de segurança, como a Guarda Municipal, a Polícia Militar, a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros, além das concessionárias que administram as rodovias que passam pelo município.
(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)