Dia do cidadão ítalo-jundiaiense é marcado por exposições e concerto gratuitos
Dia 02 de junho é marcado é a Festa da República na Itália, marcada como feriado naquele país. Em Jundiaí, para homenagear a comunidade de imigrantes e de seus descendentes, por meio da lei 5.004/1997, comemora-se também o dia do cidadão ítalo-jundiaiense. Para marcar a data, a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) indica duas atrações gratuitas imperdíveis.
“Entre os diversos povos que em muito contribuíram e ainda contribuem para a construção de Jundiaí, neste momento a UGC faz esta homenagem aos italianos e seus descendentes. Esperamos pela participação de todos para prestigiar esta reverência”, comentou o gestor da UGC, Marcelo Peroni.
Entre as atrações estão as exposições gratuitas “Nonni di São Paulo” e “Paesani”, à mostra na Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes até o dia 03 de julho.
“Nonni di São Paulo”, de Oliviero Pluviano, que quer dizer “avós”, traz em fotos, vídeos e textos as homenagens as importantes nomes e famílias italianas de expressão em São Paulo, com uma seção especial para homenagear também os “Nonni” de Jundiaí.
Já “Paesani”, de Emidio Luisi, também traz o registro fotográfico de colônias italianas espalhadas pelo Brasil, além de famílias jundiaienses e os objetos utilizados em seus cotidianos, como aparelhos de barbear, garrafões, louças e outros instrumentos de trabalho.
A auxiliar de administração Eliana Moschetti Cardoso foi uma das visitantes esta semana. Aproveitando que o filho Anthony, de 14 anos, faz curso de trombone no Projeto Guri, bastou a Eliana atravessar a rua e se deparar com parte importante do passado do País. “Meu avô era italiano e se instalou em São Paulo, na Freguesia do Ó, quando chegou ao Brasil. Por isso quis conferir as exposições, que estão realmente lindas. Está lindo ver os rostos e as histórias de gente que veio, enriqueceu nossa Cultura e deixou-se enriquecer pela nossa”.
Quem visitar a Pinacoteca poderá também conferir os quadros do artista ítalo-jundiaiense Inos Corradin sobre a Paixão de Cristo.
A Pinacoteca fica na rua Barão de Jundiaí, 109, Centro, e funciona de terça-feira a domingo, e feriados, das 10h às 17h. Mais informações pelo telefone 4586-2326.
Mais atrações
Já na próxima terça-feira (07), o Teatro Polytheama recebe às 20h o show musical “Brasileiriana”, com Mel Freire, um encontro musical entre o Brasil e a Itália para celebrar a “Festa della Repubblica Italiana”. A atração, promovida pelo Consulado Geral da Itália em São Paulo, faz parte do programa “A caminho do interior”, e traz também no baixo Alex Rocha, no piano Pierpaolo Principato, percussão com Marcelo Costa, e na guitarra e voz Fred Martins.
Os ingressos gratuitos já podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro (rua Barão de Jundiaí, 176, Centro) ou pela plataforma Sympla. Mais informações pelo telefone 4586-2472.
(Fonte/Imagens: Prefeitura de Jundiaí)