Alunos da Escola Estadual Barão de Jundiaí conhecem o Jundiaí Empreendedora
O mercado de trabalho é um tema que gera dúvidas para quem está iniciando nesta jornada, como é o caso dos estudantes de ensino médio da Escola Estadual Barão de Jundiaí. Na tarde de terça-feira (14), o diretor da escola, professores e quatro alunos visitaram a estrutura do Espaço Jundiaí Empreendedora e as iniciativas que são oferecidas pela Prefeitura de Jundiaí.
O Jundiaí Empreendedora é responsável por disponibilizar vagas de emprego, cursos e capacitações, além de orientações para o ramo do empreendedorismo a todos interessados. A estrutura é composta por Coworking Público, Espaço de Atendimento, Salas de Entrevistas e Salas de Treinamento.
Ao lado do gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT), Cristiano Lopes, do vice-prefeito Gustavo Martinelli, os alunos e profissionais de ensino foram recepcionados pela primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí (Funss), Vanessa Machado, diretora do Funss, Francine Picardi, diretor de Fomento ao Comércio e Serviços, Enrico Arkchimor Milamonti e diretora da Unidade Central de Parcerias Estratégicas, Daniele Ruiz, que também estiveram presentes na visita.
Localizada no bairro Colônia, a instituição conta com ensino integral aos estudantes de ensino médio e uma das dificuldades enfrentadas pelos profissionais de ensino é o de conciliar os horários de trabalho e de estudo. O diretor da escola estadual, Vagner de Almeida Sá Silva, relata a importância de unir forças para qualificar os jovens. “Eu realmente não conhecia o programa e descobri que ele tem tudo a ver com a nossa escola, com a missão de qualificar o profissional para que ele consiga ter um espaço no mercado”, destacou.
O convite da visita partiu de uma visita do vice-prefeito à instituição. “No início do mês, estive na escola para conversar com os alunos sobre a importância do grêmio estudantil e apresentei o programa Jundiaí Empreendedora. Os professores relataram esta dificuldade para início da carreira e fiz o convite para conhecerem o espaço”, contou o vice-prefeito.
Profissões do futuro e o funcionamento do portal foram os temas centrais que guiaram a visita. “Os jovens aqui na visita, inclusive, já vieram falar comigo sobre novas ideias, interesse em cursos”, completa o diretor Vagner.
Um destes exemplos é de Marcos Vinícius, de 16 anos, que cursa o segundo ano do ensino médio: “Achei interessante as orientações para instruir o aluno a ingressar no ambiente de trabalho, desde como elaborar um currículo até dicas para a entrevista.
Já o estudante do terceiro ano, João Victor Pavan tem 17 anos e quer se desenvolver na área de informática. “Tenho participado de vários projetos na escola e busco um emprego para ajudar financeiramente em casa e me desenvolver profissionalmente. Não conhecia o Jundiaí Empreendedora, foi uma surpresa e com certeza vou indicar aos meus amigos.”
O gestor da UGDECT, Cristiano Lopes, relembra um dado significativo: “Somente em 2021, o programa gerou mais de 10 mil vagas de emprego. Oferecemos oportunidades tanto para os iniciantes no mercado de trabalho quanto para quem já está inserido nele e deseja se qualificar.”
Para quem tiver interesse em saber mais, o espaço está localizado no Maxi Shopping – Av. Antônio Frederico Ozanan, 6000 – Vila Rio Branco – Piso G3 – Ala Oeste. Acesse https://negocios.jundiai.sp.gov.br/ ou entre em contato pelo número: (11) 4582-8585.
(Fonte/Imagens: Prefeitura de Jundiaí)