Obras de revitalização nos Centros Esportivos avançam para atender a população
Uma das obras mais esperadas pelos moradores da Agapeama está prestes a ser concluída. As novas canchas de bocha do CECE Antônio de Lima já se encontram em fase final e devem ser entregues nas próximas semanas pela Prefeitura de Jundiaí. Uma delas, inclusive, já está sendo utilizada para treinamentos, mas é necessária a conclusão da obra para que Jundiaí receba jogos oficiais.
Atletas do Time Jundiaí e demais grupos de moradores do bairro usufruem do local há mais de 25 anos. Semanalmente, cerca de 40 pessoas utilizam a cancha, a maioria homens entre 55 e 80 anos, mas o Centro Esportivo também recebe diversas pessoas diariamente para a prática das demais atividades oferecidas. Alguns deles inclusive representaram Jundiaí nos Jogos da Melhor Idade (JOMI) 2022 e saíram com a quarta colocação.
“Investir em espaços para que reúnam todas as idades, com a possibilidade de prática de atividades físicas, garante qualidade de vida e saúde para a população. Jundiaí já é reconhecida pela qualidade de vida que oferece, e a melhoria da qualidade dos Centros Esportivos garantem a entrega de serviços de excelência para as crianças, jovens, adultos e idosos”, explica o prefeito Luiz Fernando Machado.
“Estamos ansiosos para ativar essa cancha novamente e de maneira oficial. É muito importante retomarmos os treinos aqui, pois queremos nos inscrever nos campeonatos ainda este ano. Nosso principal objetivo é finalizar a obra para mandarmos nossos jogos do campeonato aqui na nossa casa”, relata Wilson Roberto Ramos, de 71 anos, praticante da modalidade há mais de 40 e técnico do TIME Jundiaí. O local também é considerado um centro de convivência do idoso.
Com investimento total de R$ 61 mil, foi realizada a demolição do piso sintético com base asfáltica, execução de novo piso, pintura, aplicação de resina acrílica, emborrachamento, instalação do carpete em manta, revestimento em alvenaria e pintura de paredes.
“A entrega desse espaço é realmente um sonho, tanto para nós quanto para os atletas. Preparamos essa reforma com muito carinho e continuaremos com os processos de revitalização para melhor acolhê-los. Estamos todos muito felizes com essa realização “, comenta o gestor da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL), Luís Claudio Tarallo
A reforma inclui a troca total do madeiramento e piso da cancha de bocha, além da requalificação geral do espaço com reforma dos banheiros, instalação de iluminação de LED e novos mobiliários para a prática do carteado, que contempla modalidades oficiais dos Jogos da Melhor Idade do Estado de São Paulo.
Serão colocadas quatro novas mesas, com quatro cadeiras cada, para a prática do carteado, além da construção de um banheiro novo e acessível.
CECE Ovídeo Bueno
Outro local que será completamente renovado é o CECE Ovídeo Bueno, localizado na Avenida Antônio Frederico Ozanan. O campo de futebol dará lugar a um novo ginásio multiuso e coberto, que está em fase de estruturação para a montagem da cobertura.
A equipe responsável pela obra foi trocada há cerca de 20 dias, e o novos responsáveis estão correndo para cumprir com o prazo de entrega. A obra também inclui arquibancada com cadeiras para 170 pessoas, sala administrativa, sala de professores e técnicos, sanitários, vestiários e está de acordo com o projeto aprovado pela Secretaria Especial do Esporte.
Como explica o gestor Tarallo, o centro esportivo inicialmente receberia um centro de treino e prática de basquete. Mais tarde o projeto mudou, com a construção de uma quadra para mais modalidades e uso de toda a comunidade. “Trata-se de um ganho e tanto para as pessoas e para o esporte de nossa cidade”, avalia o gestor. “Com esse e outros investimentos, a população passará a frequentar ainda mais esse centro esportivo.”
Além da construção da quadra, Tarallo explica que o Antônio Ovídeo Bueno receberá outras melhorias, a partir de recursos do próprio município. “Revitalizaremos o entorno do centro esportivo e as quadras externas e também implantaremos um campo para futebol society com grama sintética e três quadras de areia.” O centro receberá ainda nova iluminação, com lâmpadas de led. O projeto foi apresentado à população do bairro.
(Fonte/Imagens: Prefeitura de Jundiaí)