Diretores participam de capacitação sobre biblioteca escolar
O Departamento de Fomento à Leitura, ligado ao Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância (CIEMPI), da Unidade de Gestão de Educação (UGE), promoveu, nesta segunda-feira (4), a primeira etapa da formação sobre biblioteca escolar destinada a diretores de escolas municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental. A palestra foi ministrada pelo bibliotecário Pedro Henrique Carvalho Gomes, que possui experiência na área escolar.
Durante o encontro, Pedro Henrique abordou os três aspectos da Biblioteca Escolar, o acervo – cuidados e custódia -, os produtos e serviços – contação, circulação de livros e pesquisa – e os atores – as pessoas que atuam na biblioteca. O bibliotecário também explanou sobre as questões legais, as legislações que regem a questão, e sobre as possibilidades de software de gerenciamento de acervo, incluindo os gratuitos.
Esta capacitação está dividida em dois momentos, um de parte teórica e outro de prática. “Hoje iniciamos com os diretores de todos segmentos a etapa da teoria. Nos próximos dias será realizada, na Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot, a etapa prática. Separados por segmentos que atuam, os educadores terão contato com aspectos relacionados ao organizar e cuidar do acervo e poderão tirar dúvidas sobre como escolher títulos, considerando cada faixa etária. Na quarta-feira, 6 de julho, a UGE disponibilizará a ida de dois ônibus para levar os educadores à 26ª Bienal do Livro. Lá eles poderão fazer compras de novos exemplares e verificar o que há de novidades na literatura”, explicou a diretora do Departamento de Fomento à Leitura, Cícera Escoura Bueno.
Essas ações fazem parte do Programa Escola Inovadora e visam o desenvolvimento da educação de qualidade na rede municipal de ensino. “Há um constante investimento da Unidade de Educação no fomento aos hábitos de leitura e na valorização da literatura. Esse trabalho é realizado de forma colaborativa entre os departamentos e claro, conta com a contribuição do CIEMPI”, lembrou Cícera.
A diretora da EMEB Pedro Clarismundo Fornari, Telma Regina de Lima, participou da capacitação. “Hoje tivemos contato com as leis que precisam ser cumpridas até 2024, que é a organização do acervo dos livros da escola e os próximos passos a serem seguidos para que as unidades possam ter espaços de leitura, o que é importante para os estudantes. Neste ano, na EMEB Fornari, estamos montando um espaço e incentivando a leitura, mesmo que ela aconteça em outros ambientes da escola, pois é um fator importante”, afirmou.
Informações e fotos: Prefeitura de Jundiaí