Assistidas do programa Criança Feliz participam de oficina de Baby Fusion
Jundiaí, que tem o foco no desenvolvimento da infância pelo programa Cidade das Crianças, agrega mais uma atividade para as mães e seus filhos. A tarde de quarta-feira (6) foi especial para mulheres assistidas pelo programa Criança Feliz. Ao som de músicas infantis, gestantes e mães de recém-nascidos curtiram a oficina de Baby Fusion, na Fábrica das Infâncias Japy. A atividade é repleta de movimentos focados em fortalecer o vínculo entre mães e filhos, traz mais consciência corporal, flexibilidade, libera endorfina e combate a depressão pós-parto.
Grávida de 29 semanas, Alice Vitória Alves da Silva, moradora do Jardim Tulipas, aprovou a atividade. “Achei muito gostoso, a bebê está chutando. Sinal de que gostou também.” Para ela, além dos benefícios positivos para o corpo, a aula vem também para que as mães troquem experiências. “Eu tenho passado muito tempo em casa por conta da gravidez. Ter contato com outras mulheres e dividir experiências é incrível”, destacou.
Com o filho Antony, de dois meses, em um suporte ergonômico para carregar bebês, conhecido como ‘sling’ Tatiane Silva Teixeira, moradora do Novo Horizonte, não escondeu a alegria. “Me senti mais próxima do meu filho. Esse momento foi especial, pois tenho outras três crianças e em casa não consigo ter essa oportunidade”, explicou ela, que conheceu o ‘sling’ durante a atividade. “Achei muito legal.”
A gestora da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), Maria Brant, destacou que atualmente o programa Criança Feliz atende 500 famílias em situação de vulnerabilidade em toda a cidade. Além das visitas domiciliares, atividades como a oficina Baby Fusion vêm para completar o trabalho. “Nossa ideia é oportunizar experiências coletivas para que essas mães tenham a oportunidade de entrar em contato com outras mulheres e construam uma rede de apoio.”
O público-alvo do programa é de gestantes e crianças até 3 anos. “O acompanhamento nesses primeiros mil dias de vida é essencial. O Programa vem para fortalecer vínculos e dar ludicidade à maternidade.”
A oficina foi resultado de um trabalho intersetorial, entre UGADS e a Unidade de Gestão de Cultura. Serão realizadas 22 sessões para contemplar as mulheres assistidas pelo Criança Feliz.
Fonte/Fotos: Prefeitura de Jundiaí