Jundiaiense de 7 anos é campeão do BMX Racing 2022
O Campeonato Brasileiro de BMX Racing 2022, que foi realizado em Londrina – PR, terminou neste último final de semana (2 e 3 de julho) e foi organizado pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC). De acordo com o site da Confederação Brasileira de Ciclismo, participaram mais de 550 atletas inscritos na competição, em diversas categorias.
A abertura das provas no Campeonato Brasileiro recebeu a fofura e alegria da participação dos pilotos da categoria pré-bike (até 3 anos). Os pilotos mirins agitaram as primeiras horas do campeonato e levantaram a torcida presente, que incentivou as crianças do início ao fim.
Em seguida, as cruisers tomaram conta da pista e definiram os campeões em onze categorias. Muito incentivado por seus pais Aroldo e Elisabete Toledo, Andrey Alves Toledo, jundiaiense de 7 anos, consagrou-se campeão brasileiro na categoria Boys 8, ao chegar em primeiro lugar nas etapas classificatórias e finais.
“Foram três classificatórias e uma semifinal, que fiquei tudo em primeiro. E na final eu consegui o título de campeão brasileiro”, declarou Andrey. “Tô muito feliz”.
A paixão pela prática de Bicycle Motocross surgiu quando Andrey tinha 4 anos, após assistir uma corrida no Jarinu Bicicross Clube. Assim, o pequeno atleta começou a treinar aos 5 anos de idade, representando o time Clube de Jarinu. A paixão pelo BMX se concretizou ainda mais, após o pequeno ganhar sua primeira corrida.
Atualmente, Andrey treina em uma pista montada em casa e na pista de BMX no Complexo Educacional, Cultural e Esportivo Francisco Siqueira Neto, na Vila Maringá.
Andrey já representou o Brasil no Campeonato Pan-Americano e Sudamericano de BMX em Lima, no Peru, onde disputou na modalidade do BMX em 2021. Na ocasião, o jundiaiense se consolidou como terceiro melhor colocado da América Latina. Além disso, no Pan-Americano de BMX, que aconteceu no Brasil, Andrey integrou o 2° lugar no pódio.
Em sua última corrida, o Campeonato Brasileiro de BMX Racing 2022, Andrey se ficou em 1° lugar na sua categoria, Boys 8 anos, entre 18 atletas.
Andrey está se preparando para representar o Brasil em dois desafios neste segundo semestre de 2022, ambos fora do país. Ainda neste mês, 27 de julho, o pequeno participará do Campeonato Mundial de BMX em Nantes, na França. Andrey afirmou que está se preparando com assessoria de uma nutricionista e uma psicóloga. “Treinamento muito forte, muitas vezes na semana, estou comendo muito e fazendo atividade física”, explicou.
O próximo desafio, o Pan Americano, será realizado na Argentina em 17 de setembro. Quando perguntado sobre o que faz em seu tempo livre, Andrey respondeu rindo: “Brinco muito”.
Fonte: Tribuna de Jundiaí / Fotos: Arquivo pessoal