Parque da EMEB do Sonhos Anézio de Oliveira começa a receber os brinquedos de madeira
A EMEB dos Sonhos Anézio de Oliveira, localizada na Vila Marlene, está em fase final de obras e o parque da escola começa a receber as intervenções e a instalação de brinquedos de madeira. Como parte das etapas da obra, as equipes da Unidade de Gestão de Educação (UGE) e da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP) estiveram no local, na manhã de segunda-feira (18) para alinhar os próximos passos. A visita também foi acompanhada pelo vereador Edicarlos Vieira.
“Hoje estamos com uma equipe multidisciplinar para pensar no parque da Anézio. As escolas são incentivadas a cada vez mais planejar propostas ao ar livre, ressignificando e transformando os espaços externos em potentes ambientes possibilitadores de aprendizagens mais contextualizadas e significativas. Sendo a ambiência um dos eixos norteadores do programa Escola Inovadora. O parque vem com a proposta de atividades não só para o desenvolvimento da parte cognitiva, mas também do movimento, a criatividade, a espontaneidade e o brincar. Além da EMEB Anézio, ao longo do ano, outras escolas também receberão reforma em parques”, explicou a gestora adjunta de Educação, Tânia do Amaral Gurgel.
As obras no parque foram programadas para iniciarem na fase final. O espaço será contemplado com diferentes tipos de brinquedos como balanço, gangorra, escorregador, entre outros, além de um jardim sensorial para que as crianças possam sentir e entender diferentes texturas como pedrisco, areia, pedras e grama. Somente no parque o investimento é na ordem de R$ 80 mil que engloba a aquisição de equipamentos, brinquedos, materiais e mão de obra.
A acessibilidade também será contemplada, com brinquedos específicos. “Estamos planejando espaços externos e acessíveis, que possam atender à necessidade de todas as crianças, para que elas possam se sentir pertencentes ao local”, explica a coordenadora pedagógica do Departamento de Educação Inclusiva, Joyce Rodrigues da Mota Iole.
A vice-diretora da EMEB Anézio, Elisângela Cruz de Souza Arruda comentou que o parque, assim como a escola, atende aos pedidos das crianças e educadores. “Esperamos que o parque seja um lugar onde os estudantes possam se divertir e aprender em um espaço que integra educação e o trabalho com os elementos da natureza, que é fundamental para a aprendizagem”.
Para oferecer um ambiente organizado e dentro dos conceitos já aplicados em Jundiaí, o técnico em construção civil da UGISP, Anderson de Araújo também participou da visita. “Nossa equipe técnica oferece suporte e coordenação na montagem dos parques em todas as escolas. Acompanhamos para poder adaptar os espaços dentro da realidade de cada unidade escolar”, explicou.
Ambiência Escolar
Os investimentos na EMEB dos sonhos são de R$ 2,3 milhões, com recursos do programa Avança Jundiaí. “As intervenções contemplam a completa reforma e ampliação da escola com a remoção e substituição de revestimento das paredes; ampliação de quatro novas salas de aula; impermeabilização interna e externas das paredes; trocas de divisórias, portas e janelas; construção de novo anexo de banheiros; reforma de vestiários; revisão de telhados, calhas e rufos; revisão das instalações hidráulicas e elétricas; adequação de cozinha e pintura geral”, contou.
(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)