TVTEC forma mais 84 pessoas em produção audiovisual e fotografia
A Rede TVTEC qualificou mais uma turma de 84 pessoas nas áreas de Assistente de Produção Audiovisual (66) e de Fotografia Digital (18), nesta quarta-feira (2). Os certificados foram entregues por autoridades municipais, na presença dos parentes dos formandos – cerca de 300 pessoas -, no “Beco do Michael”, no Complexo Argos. Para o prefeito Luiz Fernando Machado, o evento marca uma mudança de filosofia em relação não só ao papel da televisão mas da gestão pública.
“Conectamos a TVTEC à quilo que de mais moderno existe na educação, consideradas essas novas mÃdias. Ela se transformou num instrumento fundamental para a capacitação e qualificação de jovens e adultos que buscam uma atualização, no mercado de trabalho”, comentou. “Nós estamos felizes de poder construir mais essa alternativa de protagonismo para a nossa população, especialmente no sentido de qualificação e oportunidade profissional”, completou.
Para professor David Dias Ramos, do curso de Assistente de Produção Audiovisual, a formatura vai significar, aos alunos qualificados, “um passo fundamental, porque abrirá muitas portas”. Everton Rossini, professor de Fotografia, pensa do mesmo modo. Sentado no meio dos formandos, ao lado de David, avaliou que de seus alunos estão muito empenhados e dedicados à área que escolheram e terão uma grande evolução. “Entregar este certificado para eles hoje é uma honra muito grande”, afirmou.
A coordenadora técnica do Centro Paula Souza, Clara Magalhães, fez uma metáfora “agrÃcola”. “As sementes só germinam e dão frutos quando lançadas em terra boa. E Jundiaà tem demonstrado que é terra boa. Esta formatura é a constatação de que quando a semente é lançada em solo fértil ela se multiplica, dá frutos. Jundiaà tem o solo fértil. É uma cidade de pessoas empreendedoras, capazes de entender o resultado da somatória de forças para reduzir os custos e despesas na coisa pública e focar em quem precisa. Os cursos preparam não só para novos trabalhos, mas também para o exercÃcio da cidadania”, ponderou a professora do parceiro que viabilizou os cursos da TVTEC.
Na mesma linha, a superintendente da Rede TVTEC – FTVE, jornalista Mônica Gropelo, avaliou a importância de mudar o conceito, focando na Escola Inovadora, proposta pelo governo municipal. “SaÃmos do conceito da TVE, um conceito visionário que chegou a 21 anos e, portanto, precisou ser atualizado, para uma plataforma multimÃdia totalmente focada nas pessoas, na necessidade das pessoas, buscando ser mais do que uma emissora, um serviço de utilidade pública”, expôs Mônica.
O vereador Faouaz Taha, representando o presidente da Câmara, Gustavo Martinelli, destacou o esforço da administração municipal em relação à vocação e o novo conceito implantado na TVTEC, de qualificação de mão-de-obra, especialmente para as pessoas em situação de vulnerabilidade social. “É importante ver a TVTEC qualificando cidadãos, num perÃodo de grande desemprego. Razão pela qual me sinto muito feliz de estar aqui, entregando esses certificados”, disse. Estiveram presentes também à cerimônia os vereadores Adriano Santana dos Santos (Dika Xique Xique), Rafael Antonucci e José Carlos Grapeia.
Felizes, mesmo, estavam os formandos. Entre eles o experiente repórter fotográfico, José Aparecido dos Santos, que buscou o curso de Assistente de Produção Audiovisual para se atualizar. “Vai me ajudar muito nos áudios, nos vÃdeos que produzo dentro da prefeitura onde trabalho”, assinalou o profissional. Já a novata Emelene Moreira, do mesmo curso, a formatura significa “alcançar objetivos”. “Pretendo fazer outros cursos porque tenho o sonho de trabalhar na área e de também transmitir meus conhecimentos e trabalhos à s outras pessoas, especialmente à s do meu bairro”, frisou.
A TVTEC é a primeira escola municipal pública gratuita do PaÃs, em convênio com o Centro Paula Souza, em cursos de tecnologia digital e produção audiovisual.