6ª Semana do Agricultor continua com atividades para produtores rurais
Em continuidade às atividades da 6ª Semana do Agricultor, promovida pela Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), foi realizada nesta quarta-feira (27) visita técnica sobre Fertilizante Orgânico e apresentação sobre sistemas automatizados de controle de irrigação e possibilidades de comercialização da produção com varejistas.
No período da manhã, os agricultores participaram de uma rodada de palestra e visita sobre o Fertilizante Orgânico, composto produzido na Estação de Tratamento de Esgoto pela TERA Ambiental. O engenheiro agrônomo da TERA, Fernando Carvalho Oliveira explicou sobre o fertilizante, apresentando o produto, os processos envolvidos e sanando dúvidas dos produtores rurais sobre o material.
“Essa é um produto rico em matéria orgânica, nutrientes e isento de resíduos perigosos, pois grande parte da sua composição é proveniente do lodo de esgoto, por meio de um sistema de compostagem termofílica do lodo de esgoto, processo pelo qual o mesmo é misturado às podas urbanas picadas, geradas na cidade de Jundiaí, a bagaço de cana-de-açúcar, cascas de eucalipto, entre outros resíduos orgânicos, submetidos ao revolvimento mecânico e oxidação promovida por uma intensa atividade de micro-organismos. Neste processo, devido à ocorrência de temperaturas acima de 55ºC, por mais de 30 dias, todo o material é higienizado, eliminando organismos causadores de doenças aos homens e animais, dando origem ao composto orgânico de lodo de esgoto”, explicou.
Após aprender e conhecer mais na teoria, os agricultores visitaram a operação de compostagem, onde o fertilizante é produzido.
No período da tarde, o grupo se dirigiu para o auditório da ETEC Benedito Storani, onde assistiam à apresentação do sistema de irrigação automatizado, explanado pela startup IPONIA e, na sequência, a startup Muda Meu Mundo abordou as possibilidades de comercialização com varejistas.
Oficina de ervas aromáticas e medicinais
Na terça-feira (26), dentro da 6ª Semana do Agricultor, foi promovido, em parceria com a Unidade de Gestão de Saúde e de Esporte e Lazer, o evento “Mulher no Agronegócio: Farmácia Viva”, no CECE Francisco Álvaro Siqueira Neto, na Vila Maringá. Foi uma manhã de muita aprendizagem com roda de conversa com a produtora rural de ervas e condimentos e presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, Maria Teresa Staeheli, com a produtora rural de hortaliças, Maria Rosa Joaquim e com a farmacêutica da UBS Vila Maringá, Márcia Maria Pirolla.
“Foi uma troca de experiências incrível, com a participação de mais de 25 pessoas interessadas neste tema tão apaixonante. Além de todo o conhecimento explanado, as participantes ainda foram presenteadas com mudas cedidas pela equipe do Jardim Botânico. Essa foi uma ação em plataforma, que contou com o apoio das Unidades de Infraestrutura e Serviços Públicos e de Esporte e Lazer, em benefício da população”, lembra a diretora de Agronegócio, Isabel Harder.
Marli Castilho da Silva, moradora do Jardim Ipanema, participou e gostou do curso. “Foi muito interessante ouvir sobre as agricultoras e aprender sobre ervas medicinais. Agora estou com um novo conhecimento para o preparo de chás e ainda ganhei uma muda de novalgina. Foi uma manhã muito produtiva”, afirmou.
O vereador Juninho Adilson esteve presente e prestigiou a ação.
O encerramento da Semana do Agricultor 2022 é nesta quinta-feira (28), Dia do Agricultor, com a celebração de missa na Capela da Igreja do bairro São José da Pedra Santa, às 19h30, seguida de confraternização entre os agricultores.
(Fonte/Imagens: Prefeitura de Jundiaí)