Anvisa decide criar ‘Comitê Técnico da Emergência Monkeypox’
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou nesta quarta-feira (27) que decidiu criar o “Comitê Técnico da Emergência Monkeypox”, um grupo dedicado a reunir diferentes áreas técnicas envolvidas na atual emergência global envolvendo a varÃola dos macacos.
O foco do grupo, que ainda será oficializado em portaria, é a atuação colaborativa das “áreas técnicas de pesquisa clÃnica, registro, boas práticas de fabricação e farmacovigilância, bem como das terapias avançadas (…) inclusive com os profissionais de saúde e a comunidade cientÃfica”.
Atuação do comitê da Anvisa
De acordo com a Anvisa, a meta é permitir “ações coordenadas e céleres” para acelerar o desenvolvimento e as ações que envolvem pesquisas clÃnicas e autorização de medicamentos e vacinas.
“O objetivo dessas orientações para desenvolvedores, incluindo acadêmicos, é permitir a rápida aprovação e condução de testes bem projetados, para que possam fornecer os dados robustos necessários para permitir a tomada de decisões e evitar a duplicação de investigações”, informou a Anvisa.
Casos no Brasil
O Ministério da Saúde informou nesta quarta-feira (27) que, até o momento, o paÃs tem 978 casos confirmados da varÃola dos macacos, conhecida como monkeypox.
A divisão por estados é a seguinte:
- São Paulo (744)
- Rio de Janeiro (117)
- Minas Gerais (44)
- Distrito Federal (15)
- Paraná (19)
- Goiás (13)
- Bahia (5)
- Ceará (4)
- Rio Grande do Sul (3)
- Rio Grande do Norte (2)
- EspÃrito Santo (2)
- Pernambuco (3)
- Tocantins (1)
- Mato Grosso do Sul (1)
- Acre (1)
- Santa Catarina (4)
(Fonte: g1/Imagem: iStock)