Comitê ‘Novo Complexo’ realiza reunião no Complexo Fepasa
O Comitê “Novo Complexo” contou, em sua reunião de trabalho na tarde desta quarta-feira (27), com a participação das Assessorias que compõem o Núcleo de Articulação de Políticas Públicas vinculado à Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC). A proposta do encontro, realizado na Sala B1 do Complexo Fepasa, é integrar no cronograma de trabalhos do grupo o envolvimento dos diversos segmentos da sociedade civil representados pelo Núcleo.
Formalizado no último dia 18 em encontro no Paço Municipal, o Comitê “Novo Complexo” é responsável pelas tratativas da gestão intersetorial e revitalização do Complexo Fepasa e é composto por representantes de diversas Unidades de Gestão da Prefeitura e instituições sediadas no local, como do Poupatempo e a Faculdade de Tecnologia de Jundiaí (Fatec).
Entre as principais ações já previstas para realização do Comitê está a “Semana Novo Complexo”, entre os dias 22 e 28 de agosto, que irá integrar o Mês do Patrimônio Histórico e Cultural. Serão realizadas diversas intervenções artísticas e culturais vinculadas ao programa municipal Cidade das Crianças, ações de conservação e zeladoria, homenagens, além da reabertura do Museu Ferroviário, no dia 26, integralmente revitalizado e com nova exposição.
“Além de todos os robustos investimentos que serão anunciados pelo prefeito Luiz Fernando Machado na ocasião da Semana, a revitalização do Complexo em si é uma iniciativa de extrema importância, em vista de sua relevância histórica e para todo o cenário nacional. Somente com um olhar cuidadoso para o nosso passado é que conseguimos construir um futuro melhor, por isso a preocupação da Prefeitura em contar com a participação de toda a administração municipal e de toda a sociedade”, comentou o gestor da UGCC, Gustavo Maryssael de Campos.
O diretor do Departamento de Gestão do Complexo Fepasa da UGC, William Paixão, que preside o Comitê, tratou das expectativas. “Nosso principal objetivo, com a intensificação das intervenções no Complexo e esta extensa programação da Semana, é o de provocar uma mudança do entendimento da população em geral em relação à nova vocação do Complexo, que é a de ser um espaço da Cultura, das humanidades, do fazer criativo e do futuro. Áreas contempladas pelas ocupações das Assessorias, que, por isso, foram convidadas para esta reunião.
A fim de potencializar ainda mais a participação da sociedade civil, Maryssael sugeriu ainda a participação do Departamento de Apoio aos Conselhos e Entidades, também vinculado à UGCC, nas tratativas do Comitê e da programação da Semana. “Assim garantimos o alcance dessas informações a essas mais de mil pessoas, entre titulares e suplentes, que compõem os mais de 30 conselhos municipais, importantes organismos de interface entre o Poder Público e a sociedade”.
(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)