Atividade do Mês do Patrimônio integra importância do Gabinete de Leitura com a requalificação do Centro
Uma palestra no Gabinete de Leitura Ruy Barbosa, na manhã desta terça-feira (09), deu início às atividades gratuitas e abertas ao público pelo Mês do Patrimônio Histórico e Cultural 2022. Com oficinas temáticas, mesas-redondas e rodas de conversas, a programação proposta pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC) segue ao longo de todo o mês de agosto.
A atividade contou com a participação de Ana Luiza Martins, autora do livro “Gabinetes de Leitura: cidades, livros e leituras na província Paulista”, que compartilhou suas pesquisas sobre os gabinetes paulistas ao longo dos séculos 19 e 20, vinculados à presença da ferrovia no Estado. Já sobre o gabinete de Jundiaí, a atividade contou com a presença de Paulo Henrique Oliveira, que é autor do livro “Gabinete de Leitura de Jundiaí – entre práticas e representações”.
Na sequência, o arquiteto da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) Bruno Ferrari tratou das intervenções que deverão ser realizadas pela Prefeitura na praça que leva o mesmo nome do gabinete. As propostas integram o Plano de Requalificação e Reabilitação do Centro, que prevê investimentos na ordem de R$ 50 milhões.
A mediação ficou por conta do diretor do Departamento de Patrimônio Histórico da UGC, Elizeu Marcos Franco, que deu as boas-vindas aos participantes. “O Mês traz este ano como tema ‘Memória, Identidades e Patrimônio Cultural na Modernidade’ e visa ampliar o conhecimento da população sobre os patrimônios culturais municipais e o entendimento da relevância de sua preservação. E no caso da atividade de hoje, especificamente, sensibilizar as pessoas sobre este bem cultural que há mais de cem anos faz parte da nossa cultura local”.
O gestor da UGC, Marcelo Peroni, ressaltou a importância da programação. “O Mês do Patrimônio chega à sua quinta edição e traz em sua programação, como todos os anos, também o Simpósio sobre o Patrimônio Material e Imaterial que este ano comemora sua décima edição. Uma importante novidade da programação deste ano será a ‘Semana Novo Complexo’, que será realizada entre os dias 22 e 28 de agosto, com diversos anúncios de investimentos, atividades culturais e intervenções no Complexo Fepasa”.
Além de presencial, a palestra foi transmitida pelos canais da UGC no Facebook e YouTube e sua gravação pode ser acompanhada na internet pelos interessados.
A programação completa do Mês do Patrimônio pode ser conferida no site.
(Fonte/Imagens: Prefeitura de Jundiaí)