Programa de Intercâmbio Linguístico e Cultural Brasil – Estados Unidos é sucesso na EMEB Armanda
O Programa de Intercâmbio Linguístico e Cultural Brasil – Estados Unidos é sucesso para as crianças da EMEB Professora Armanda Santina Polenti, situada no bairro Jundiaí Mirim. O 5° ano A mantém contato, em vídeo, com uma escola de Doral, no estado da Flórida, a Downtown Doral Charter Elementary School, em comunicação que proporciona aprendizagens e troca de experiências, reconhecendo que as línguas são ferramentas potentes de acesso ao conhecimento.
Iniciativa que acontece por meio da Assessoria de Cooperação Internacional, da Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC) e do Departamento de Ensino Fundamental, da Unidade de Gestão de Educação (UGE), Área de Língua Estrangeira, e integra aproximadamente 35 estudantes em Jundiaí e 135 em Doral.
Conforme as etapas, a EMEB Armanda já enviou um vídeo inicial com as apresentações pessoais e a rotina diária escolar, a turma também lançou uma pergunta de curiosidade comum para ser respondida pelas crianças da Flórida. “O segundo vídeo já está gravado, nós apresentamos a Festa Junina, em contexto da cultura brasileira. Olha o quanto a gente aprende… Geografia, línguas, culturas, é uma forma inovadora”, contou Kaio César de Oliveira Souza, de 10 anos.
Atualmente, as crianças receberam o vídeo de Doral e se encantaram com a oportunidade de conhecer a rotina das crianças de outro país, em apresentação que eles fizeram com a sala de aula, professores, ambientes externos, jogos e muito mais. “O que eu mais gostei de ver foi que na aula de Língua Portuguesa, eles estão estudando adjetivos e substantivos”, ressaltou a estudante Laís de Oliveira Souza, do 5° A.
“Eles têm a oportunidade de compartilhar ações com crianças de outro país e estão aproveitando e aprendendo muito mais a Língua Inglesa. Trabalhei com eles a pesquisa nos Chromebooks, onde eles responderam sobre características da escola depois de assistir o vídeo, que, inclusive, os deixou super felizes”, disse a professora Cláudia Padovani Vilares, lembrando da ferramenta digital, que faz parte dos investimentos implementados pelo programa Escola Inovadora, em Jundiaí.
O próximo vídeo a ser produzido terá o tema “Contação de Histórias da Cultura Tradicional”. As crianças abordarão as principais histórias de autores brasileiros, como a Turma da Mônica, Sítio do Pica Pau Amarelo e muitos outros. “Já estamos muito animados para o próximo vídeo, vamos conhecer mais sobre a cultura deles, aprendemos de tudo em um só vídeo”, contou João Paulo Cauê Alves, de 11 anos.
(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)