Agosto Dourado: escola realiza conversa sobre Educação Não Violenta com pais e responsáveis
Como parte da programação proposta pela Prefeitura de Jundiaí para o Agosto Dourado, nesta semana, a EMEB Professora Cleonice Adolpho de Faria proporcionou, com a Assistente Social da Unidade de Gestão de Educação (UGE), Isabete Ferreira, uma roda de conversa com os pais, familiares e educadores sobre “Educação Não Violenta”.
Reflexão necessária sobre a violência escolar: na escola, da escola e contra a escola, com o objetivo de efetivar as práticas pedagógicas e educacionais, seguindo preceitos fundamentais das Práticas Restaurativas balizadas por conceitos da comunicação não violenta e mediação de conflitos.
A mãe do pequeno Pedro, Alessandra Gomes, participou do evento e adorou socializar com os pais. “Gosto muito da nossa parceria com a escola, educamos em conjunto, a escola nos proporciona uma abertura para refletirmos juntos. Dessa forma conseguimos desenvolver as nossas crianças com o senso de que estamos aqui por elas, educar de uma forma respeitosa”, pontuou.
Os pais e responsáveis reagiram de forma positiva, levantaram questões, conversaram e levaram aprendizagens de um tema muito importante com a assistente social. “Eu levantei alguns pontos com os pais de uma forma bem simples e realista. Para haver mudança temos que dar oportunidade, proporcionar um conhecimento sobre o assunto para que os pais possam refletir”, alegou Isabete, que também ressaltou sobre o cuidado com os familiares. “Conversamos sobre os pais também, eles precisam estar bem para cuidar dos pequenos, é importante ajudá-los”.
A escola exerce um trabalho em equipe, é a importância de trocar experiências e falar sobre um assunto necessário com olhares diferentes sobre a educação. “Receber os pais na nossa escola estabelece ainda mais o nosso laço de parceria, precisamos falar sobre o desenvolvimento e as necessidades das nossas crianças, dentro e fora da escola”, destacou a coordenadora pedagógica, Ana Paula Assis e Silva.
(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)