SENAC-Jundiaí recebe o Seminário de Marketing Turístico nesta quarta-feira (24)
Premiado na categoria Turismo Rural no “Top Destinos Turísticos”, Jundiaí vai receber nesta quarta-feira (24) o Seminário de Marketing Turístico, que acontecerá no SENAC, das 9h às 17h. O evento irá discutir identidade, posicionamento, place branding e outros assuntos que tem como objetivo mostrar, em especial ao gestor público de turismo, o que o município pode fazer para se organizar e se posicionar de maneira destacada em um segmento do turismo.
O seminário será gratuito e aberta ao público. Basta fazer inscrição através deste formulário do Google Forms.
“O Top Destinos Turísticos é um prêmio que consagra o posicionamento de qualquer município turístico. Jundiaí recebeu o prêmio Top Destino na categoria Turismo Rural nas duas últimas edições realizadas – 2019 e 2021. Isso demonstra que o município realmente tem trabalhado de maneira assertiva sua identidade, seu posicionamento e seu potencial turístico, tornando-se referência no segmento de turismo rural”, comenta a diretora de Turismo de Jundiaí, Marcela Moro.
Esse trabalho é estruturado por meio de um conjunto de estratégias, que foram definidas há vários anos e compõe às diretrizes de desenvolvimento do município e aparecem tanto na política municipal de turismo, como no plano municipal de turismo. “Desde 2014, uma das principais diretrizes estratégicas do desenvolvimento turístico da cidade está baseada em tornar Jundiaí uma referência em turismo rural, o que é reflexo do grande número de atrativos neste segmento, que a cidade possui: são quase 80 e, ao mesmo tempo, reflexo das próprias características da demanda: mais de 70% do fluxo turístico da cidade é hoje proveniente do segmento de turismo rural”, completa Marcela.
“No presente calendário de seminários, a proposta é refletirmos sobre marketing de destinos, e aprofundarmos uma reflexão sobre quais segmentos turísticos mais se adequam a cada município das respectivas regiões. Contamos para isso com docentes muito bem preparados do SENAC e a experiência de boas práticas dos dirigentes e empresários dos municípios participantes”, afirma Aristides de La Plata Cury, presidente da ADVB e coidealizador do Top Destinos Turísticos.
O posicionamento estratégico do destino é fundamental para que ele consiga efetivamente se posicionar no mercado e essas discussões serão trazidas neste evento. O Top Destinos premia municípios em 16 segmentos. O município precisa entender seu potencial e, a partir disso, traçar estratégias assertivas para que consiga efetivamente bons resultados nesse sentido e seja, principalmente, reconhecido como uma referência em seu segmento.
A mecânica do Top Destinos Turísticos consiste em que as cidades se inscrevam em segmentos turísticos, previamente definidos, estimulem a votação popular pela internet que ponderada por uma avaliação técnica de parte de Comissão Julgadora. Os resultados auditados pela Russell Bedford, apontam três tops finalistas por segmento, incluído três regiões mais votadas a partir dos votos nos municípios que a integram.
(Fonte / Imagem: Prefeitura de Jundiaí)