Semana Nacional da Educação Infantil ressalta a importância do período
A Semana Nacional da Educação Infantil, instituída pela lei 12.602 de 2012 e que se encerrou nesta sexta-feira (26), tem por finalidade proporcionar reflexões sobre a garantia dos direitos das crianças, além da importância de uma educação de boa qualidade, que é realizada com competência na Cidade das Crianças, por meio da Unidade de Gestão de Educação (UGE), para os pequenos de 0 a 5 anos.
Por meio do programa Escola Inovadora, presente em todas as escolas municipais, aprender brincando é foco em Jundiaí. “Período importante onde acontece o primeiro contato com a escola em âmbitos sociais para os nossos meninos e meninas, que deve facilitar o desenvolvimento cognitivo, explorar a aprendizagem significativa e estimular novas habilidades”, ressaltou a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.
Entre as tecnologias educacionais de Jundiaí, o Rob é oferecido aos pequenos da Educação Infantil II (4 e 5 anos), um robô educacional desplugado, ou seja, sem o uso de tela, computador, tablet ou acesso à internet. “O Rob é encantador, ele motiva a aprendizagem por meio do lúdico e proporciona desenvolvimento cognitivo e de habilidades como o pensamento matemático, sequenciamento de comando e trabalho em equipe”, comenta a Diretora do Departamento de Educação Infantil, da Unidade de Gestão de Educação (UGE), Thaís Nonô.
“Minha filha tem 2 anos e 9 meses na EMEB Naman Tayar, em questão ao desenvolvimento dela sempre nos preocupamos, principalmente após a pandemia, mas a escola nos tranquiliza e nos mostra os meios sendo utilizados. Essa relação de escola e família é muito importante”, disse a mãe de Lavínia, Jéssica Miranda.
O desemparedamento da escola também é de grande importância no cotidiano dos pequenos: pisar descalço na terra e na água, sentir a diferença entre as sementes e folhas das árvores, proporciona aprendizagens na natureza. A importância do brincar livre vem alinhado com o programa Primeiríssima Infância, que tem como objetivo qualificar os profissionais e mobilizar a sociedade.
(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)