Projeto educacional une tecnologia e natureza na EMEB Marina
Os estudantes do 5º ano F da EMEB Profa Marina de Almeida Rinaldi Carvalho, no Jardim Tulipas, já sabem que a tecnologia e a natureza podem estar totalmente conectadas. A conclusão veio após o projeto educacional “Tecnologia no espaço geográfico”, desenvolvido pela professora Pâmela Guimarães Batista, que contou com atividades que utilizaram os tablets durante entrevista e visita a diversos pontos do bairro, incluindo o Parque Botânico Tulipas Professor Aziz Ab’Saber.
O projeto desenvolvido em etapas visou estimular as crianças a observar as mudanças que a tecnologia promoveu em paisagens e no cotidiano. Divididos em grupos, o 5º ano F percorreu alguns locais do bairro como oficina mecânica, supermercado e o Parque Botânico Tulipas para promover pesquisa com os profissionais que atuam nos locais, para entender como a tecnologia ajuda no dia a dia. As anotações e captura de imagens foram feitas diretamente nos tablets, mostrando a facilidade que a ferramenta pode trazer na aprendizagem.
“Tecnologia no espaço geográfico” foi dividido em diferentes etapas. “Nós trouxemos um especialista para explicar que a tecnologia é toda ferramenta que facilita o nosso dia a dia. Promovemos saídas com os estudantes pelo entorno da escola. Além de trabalhar esse olhar mais observador e crítico, o projeto também mostrou a importância de utilizar a tecnologia pensando na sustentabilidade, de extrair o mínimo de recursos naturais possível e de maneira mais consciente”, explicou a professora Pâmela.
A representante de sala, Letícia Pereira Lopes, 10 anos, comentou que, durante as entrevistas, os profissionais expuseram que a tecnologia vem para agregar e facilitar o trabalho. “Nos locais que passamos, as pessoas comentaram que a tecnologia facilita muito e que seria muito mais difícil trabalhar sem ela”, afirmou.
O colega de classe, Davi Marinho Rosa Vieira, tirou suas conclusões sobre o uso da tecnologia após o projeto. “Aprendi que não é somente computador e celular, mas sim instrumentos que nos ajudam no dia a dia. Mas também refleti que a tecnologia pode nos atrapalhar, por exemplo, ficar usando o celular durante a aula vai prejudicar a aprendizagem”, contou.
“Jundiaí, a Cidade das Crianças promove ações para que o contato com a natureza seja ampliado. No programa Escola Inovadora conseguimos aliar esse importante momento ao ar livre, com a aprendizagem e com as tecnologias educacionais. Dessa maneira, preparamos os futuros cidadãos para fazerem parte de uma cidade inteligente ao mesmo tempo em que eles não perdem a essência do estar e brincar livre”, lembra o prefeito Luiz Fernando Machado.
Além de estudar sobre tecnologia, os estudantes do programa Escola Inovadora, desenvolvido na rede municipal de ensino, utilizam equipamentos como tablets, tela interativa, chromebooks, robôs desplugados para crianças de 4 e 5 anos, entre outros.
“Para os nossos meninos e meninas, o uso da tecnologia é intuitivo e os equipamentos educacionais chegam para aprimorar a aprendizagem que pode e deve acontecer em todos os ambientes. Esse projeto educacional é um ótimo exemplo de atividade em que os estudantes criam hipóteses, investigam, pesquisam e ainda vivenciam o desemparedamento da escola”, declara a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.
(Fonte / Imagens: Prefeitura de Jundiaí)