Parceria entre UGADS e grupos que fazem concessão de marmitas chega à Vila Maringá
A Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) promoveu na noite de segunda-feira (29), mais uma entrega descentralizada de marmitas, para famílias cadastradas em seus programas. Desta vez, a ação foi realizada no Centro Comunitário da Vila Maringá e as refeições foram produzidas e oferecidas pelo Núcleo Assistencial Casa do Caminho, e destinadas às famílias que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) prestado pela UGADS no bairro, priorizando-se aquelas com crianças em sua composição.
O objetivo da ação é promover segurança alimentar e fazer com as instituições parceiras sigam atendendo quem mais precisa, porém, de forma descentralizada e para um público mais amplo, fazendo com que a ajuda chegue semanalmente a outros bairros da cidade e a muito mais famílias. Neste primeiro dia, 150 refeições foram preparadas e todas foram entregues àqueles que compareceram para a retirada.
Agora, a intenção é repetir a ação semanalmente. “O foco da iniciativa são as famílias com filhos pequenos e nosso objetivo é que a ação continue sendo realizada todas as segundas-feiras aqui na Vila Maringá. Buscamos interação com as famílias e dar apoio para que a iniciativa seja divulgada nos bairros e chegue a cada vez mais pessoas, não só na região central e para moradores em situação de rua, mas também nos bairros e para as famílias”, comenta a gestor da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), Maria Brant.
O grupo que ficou responsável pelas entregas às segundas feiras na Vila Maringá é o Núcleo Assistencial Casa do Caminho, que já realizava esse tipo de ação desde antes da pandemia. “Realizamos este tipo de trabalho há 18 anos e começamos entregando as marmitas no Centro da cidade, para moradores em situação de rua. Mas lá a oferta e muito grande por conta dos demais grupos, o que gerava desperdício. Agora, com o projeto de entrega nos bairros, muito mais pessoas são atendidas. Preparamos 150 refeições nesta segunda, mas temos capacidade de distribuir mais de 300, dependendo da demanda”, comenta Ivan Mingoti, representando do núcleo.
A UGADS estima que existam na cidade cerca de 400 pessoas em situação de rua. Além da colaboração de entidades, o Centro Pop e o Bom Prato fazem ofertas de refeições a esse público.
ENTRE EM CONTATO – Caso você seja de algum grupo que faz esse trabalho, entre em contato com a UGADS para entender o projeto e fazer parte dessa descentralização de iniciativas que promovem segurança alimentar às pessoas em situação de vulnerabilidade (11) 4589-6784.
(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)