Hasteamento das bandeiras abre Semana da Pátria na EMEB Joaquim Candelário
No dia 7 de setembro de 1822, às margens do Rio Ipiranga, D. Pedro I proclamou, para que todos ouvissem, a independência do Brasil. Duzentos anos depois, a cerca de 68 km, no pátio da EMEB Joaquim Candelário de Freitas, as crianças do 5° ano cantaram em alto e bom som o hino nacional. O evento abriu as comemorações da Semana da Pátria e contou também com o hasteamento da bandeira do Brasil, com a leitura do poema de Olavo Bilac, “A Pátria”, e com o hino da independência.
O pequeno Leo Henrique Batista Catarina, de 11 anos, recitou a primeira estrofe do poema. “É uma grande honra recitar o poema e participar das comemorações da semana da pátria”, disse o garoto.
O evento contou com a presença do prefeito Luiz Fernando Machado e dos gestores Vastí Ferrari Marques (Educação), José Antonio Parimoschi (Governo e Finanças) e a diretora da EMEB, Luciana Cristina da Silva. “Cuidar do ambiente escolar também é um dever cívico”, destacou Luiz Fernando. “Momentos como este são marcantes e importantes para potencializar valores como o amor. Jundiaí tem muito amor pelas crianças. Acreditamos que uma cidade boa para as crianças é uma cidade boa para todos”, acrescentou.
Para a Vastí Ferrari, essas comemorações têm muita representatividade para as crianças no exercício da sua cidadania, inclusive preparando-as para a vida adulta que, daqui a alguns anos, exercerão a cidadania. “Momentos como este são importantes para que os meninos e meninas de Jundiaí entendam que temos um país rico em terras, cultura e pessoas. Portanto, valorizamos e estimulamos que eles vivam todas as possibilidades e experiências”, contou.
(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)