Novos guardas municipais conhecem serviços e equipamentos da rede socioassistencial
A Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), em parceria com a Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) e a Unidade de Gestão de Segurança Municipal (UGSM), realizou ao longo da sexta-feira (16) uma formação para os 47 novos integrantes da corporação.
O objetivo do encontro, realizado na nova Casa de Passagem, foi de apresentar os serviços e fluxos da rede socioassistencial, reforçar a integração dos serviços e incluir formação humanizada e de garantia de direitos aos novos integrantes antes do exercício de suas atividades nas ruas.
Ao longo do dia os novos guardas aprenderam sobre o funcionamento e localização dos equipamentos vinculados à UGADS, como os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Abordagem Social (Creas), Família Acolhedora, entre outros serviços de média e alta complexidade; conheceram os fluxos de atendimento e para onde encaminhar os munícipes durante as orientações e atendimentos; e finalizaram aprendendo sobre o Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) e quais os serviços tipificados pela rede Pop Rua de atendimento à população em situação de rua, como o Centro Pop, abrigos, república e a própria Casa de Passagem.
“Esta é mais uma ação de que a UGADS participa com a GMJ para a formação humanizada de sua equipe, para o desempenho de sua vertente comunitária. Estes novos guardas saem desta formação não somente sabendo de quais equipamentos a rede socioassistencial é composta, como também a forma humanizada de realizar os atendimentos, aos munícipes em geral e à população em situação de rua”, explicou a assessora da UGADS Renata Mangieri.
O inspetor Dênis Fernando Bérni, responsável pela Coordenadoria de Instrução e Formação da GMJ, também ressaltou a importância da iniciativa. “É importante que os futuros guardas municipais saibam como é a rede de atendimento social do município. Os alunos passaram o dia recebendo orientação e palestras de como proceder nos atendimentos, haja vista o trabalho de multiplataformas existente em Jundiaí”, comentou.
(Fonte / Imagens: Prefeitura de Jundiaí)